Programa estadual de desenvolvimento econômico chega a Caldas Novas

Governo leva diversos serviços básicos à população do município, além de ações de incentivo ao setor produtivo

| Foto: Divulgação

Vice-governador José Eliton com a deputada federal Magda Mofatto, o prefeito Evandro Magal, a secretária Lêda Borges e o presidente da Câmara Municipal, Saulo Inácio | Foto: Divulgação

Nos dias 27 e 28 de novembro, a cidade de Caldas Novas recebe a 3ª edição do SED Adiante, programa estadual da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED) em parceria com a Secretaria Cidadã. O objetivo é levar uma série de serviços para a população da cidade, além de ações de incentivo ao setor produtivo, como a divulgação de linhas de crédito para micro e pequenas empresas.

O vice-governador José Eliton (PMDB), titular da SED, destacou a importância do evento. “Este é um programa pelo qual temos um apreço especial porque proporciona uma sólida parceria com os municípios goianos e representa um grande avanço no jeito de administrar, promover o desenvolvimento e a inclusão social, tendo como premissa o contato direto com a população por meio de serviços de qualidade”, disse ele.

No SED Adiante serão oferecidos serviços de emissão de documentos como carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, certidão de nascimento, passaporte do idoso e passe livre para deficientes. Além de corte de cabelo, recreação e lazer, assistência odontológica (limpeza bucal e aplicação de flúor), assistência jurídica, orientações e serviços do Detran-GO, entrega de mudas de árvores e palestras socioeducativas.

O prefeito da cidade, Evandro Magal (PP), comemorou a realização do evento na região. “É uma oportunidade para que o cidadão possa ter acesso rápido e direto às ações das administrações municipal e estadual. É uma grande parceria e um importante programa”, elogiou ele. A prefeitura de Caldas contribuiu, por exemplo, com a montagem de guichês para que os cidadãos regularizassem seus débitos com o município.

Magal lembrou ainda a recente visita de José Eliton a cidades, para discutir a criação de um Polo Agroindustrial. “Essa iniciativa colocará Caldas em um novo patamar de desenvolvimento. Se a nossa cidade já era referência nacional na indústria do turismo, passa a ter também estrutura para avançar no processo de industrialização”, acrescentou.

Trabalho em Caldas Novas

José Eliton ressaltou ainda o foco do Governo do Estado no crescimento econômico de Goiás, com investimento na capacitação e qualificação de micro e pequenos empresários e micro empreendedores individuais.

Em Caldas Novas, a Superintendência de Micro e Pequenas Empresas da SED já capacitou um grande número de pessoas. O curso é fruto de parceria com Sebrae-GO e é pré-requisito para os pequenos empresários terem acesso ao Crédito Inclusivo da Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento).

O superintendente Thiago Falbo reforça a importância de ações como essa para divulgar, junto aos empreendedores, as facilidades oferecidas para desenvolverem seus negócios. “O curso oferece noções básicas para melhoria de gestão e neste momento de recessão econômica, é um bom auxilio de como investir melhor o recurso e também aprimorar a gestão de compras e venda das empresas”, avalia Thiago.

Em Caldas Novas mais de mil empreendedores já foram qualificados nos últimos três anos e foram feitos cerca de R$ 890 mil em empréstimos. Para esta edição do SED Adiante, a expectativa é receber mais de 50 participantes nos cursos de capacitação.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.