Programa Melhor em Casa oferece atendimento domiciliar e humanizado a pessoas acamadas ou que dependem de outros para os cuidados diários. A equipe multidisciplinar é formada por médico, nutricionista, fisioterapeuta, enfermeira, técnico de enfermagem, odontólogo e auxiliar bucal.

Para ter acesso ao programa, um dos familiares deve ir até uma UBS e solicitar uma visita. O médico vai até a casa para verificar se o perfil atende aos requisitos do atendimento. Se o paciente encaixar, será estabelecido o protocolo para o caso, com o número de visitas mensais e quais os profissionais que vão compor a equipe.

A Secretaria da Saúde ainda fornece fralda (com solicitação médica), dieta enteral para paciente com sonda, suplementos (caso necessário), insumos (atenção assistida) e a cama hospitalar para pacientes com sonda.

O trabalho é diário porque a procura é grande. A capacidade de atendimento é de 170 pacientes, e atualmente já são 173. “Nosso objetivo é atender com qualidade. Por isso, temos um número dentro da capacidade da Secretaria de Saúde. É muito gratificante ouvir os depoimentos. Queremos sempre levar mais qualidade de vida a todos esses moradores”, pontua o secretário de Saúde de Trindade, Gustavo Queiroz.