Programa Criança Feliz, de Águas Lindas, será implantado em todo território Chinês

Delegação do governo da China visitou o município para conhecer melhor o programa que já funciona em oito municípios do país asiático

Foto: Reprodução

A cidade de Águas Lindas, com seus 24 anos, tem conquistado cada vez mais destaque e reconhecimento de diversos órgãos e autoridades do Estado. Isso, graças ao trabalho em prol da infraestrutura e qualidade de vida de seus mais de 250 mil habitantes.

Desta vez, o reconhecimento veio da delegação do governo Chinês que visita o município para conhecer de perto o funcionamento do programa Criança Feliz. Dentre os membros da delegação, está a  pediatra Mary Yang. A profissional se diz impressionada com os resultados do programa e o envolvimento dos órgãos públicos em todas as esferas.

“O que nós queremos é levar este programa, que é referência a nível mundial, para a população carente da China e para isso, precisamos vivenciar de perto cada passo. Esta experiência tem nos mostrado o quanto o programa ajuda não apenas no desenvolvimento das crianças, mas também no fortalecimento dos vínculos familiares”, disse Yang.

A primeira-dama do município de Águas Lindas de Goiás e também secretária de Assistência Social, Aleandra Sousa, foi quem recebeu a delegação e acompanhou alguns membros da comitiva chinesa em visitas domiciliares às famílias atendidas pelo programa.

“Temos trabalhado muito as questões sociais em nosso município e este é um trabalho que está sendo feito desde o início da gestão. Entendemos a importância das práticas sociais para o desenvolvimento saudável de uma sociedade. O programa Criança Feliz nos mostra o quanto este trabalho de atenção à primeira infância é importante para o pleno desenvolvimento da criança em todas as fases de sua vida”, disse Aleandra.

Em Águas Lindas, 200 famílias são acompanhadas semanalmente pelos visitadores que levam atividades para serem trabalhadas entre pais e alunos. Os exercícios visam promover o desenvolvimento intelectual e motor dos mais jovens e tem como principal ferramenta a participação dos pais.

As famílias beneficiadas pelo Criança Feliz são selecionadas por meio do Cadastro Único. Em cada visita uma atividade diferente é trabalhada. Os visitadores então observam a interação da família com a criança, bem como avaliam as principais dificuldades e o ambiente familiar.

De acordo com Yang, um piloto do programa já está em execução em oito municípios da China. No entanto, a ideia é estender o programa para todo o território nacional. Pensando nisso, especialistas se programaram para a visita em Águas Lindas, onde buscam entender melhor a importância do Criança Feliz para os participantes.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.