Na manhã deste domingo, 28, começou a segunda edição do Programa Centraliza, que movimenta a avenida Goiás com atividades de cultura e esporte. Essas ações fazem parte do projeto da Prefeitura de Goiânia que visa incentivar o retorno da população para atividades na região central.

Além das performances circenses do Circo Chocolate e Pimentinha, como os artítas na perna de pau, o evento oferece brincadeiras para adultos e crianças interagirem. Também disponibilizaram pintura facial, oficina de balões, e personagens da Patrulha Canina.

Prefeito Rogério Cruz, cidadãos e personagens da Patrulha Canina marcaram presença | Foto: Secom – Prefeitura de Goiânia

Quem comparecer ao local assistirá também à apresentação da banda Cascavelvet, que faz um show de rock especialmente para as crianças. A programação especial conta, ainda, com a tradicional exposição de carros antigos e o encontro de motos. Além das atividades esportivas, como tênis de mesa e de pebolim e aulas de alongamento.

“Estamos mobilizados e promovendo o Centraliza para todos os goianienses com todo cuidado, segurança e estrutura, trazendo vida para o Centro de Goiânia. Ontem tivemos o Chorinho em frente ao Grande Hotel e hoje será um dia inteiro de descontração, diversão e esporte”, explicou o prefeito Rogério.

Exposição de carros antigos em Goiânia | Foto: Secom – Prefeitura de Goiânia

O Centraliza é um projeto que se predispõe a devolver um centro revitalizado para os goianienses. As ações da Prefeitura incluem incentivos a moradores e comerciantes.

Passeio Ciclístico
Às 16h foi realizado o 1º Passeio Ciclístico do Centraliza. A concentração dos participantes foi a partir das 15h, em frente ao Grande Hotel, na Avenida Goiás. O percurso teve aproximadamente 15 km, e passou por vários pontos, como a Alameda dos Buritis, Avenida Perimetral, Parque Vaca Brava e Praça Cívica. Depois, os participantes seguem até voltar ao ponto de origem, no Grande Hotel.

O evento teve presença de ‘bikes retrô’, e relizará sorteio de brindes. Por fim, um show de encerramento com a banda Liga Joe, para animar os presentes com clássicos do pop rock.

Haverá no evento performances musicais e circenses | Foto: Secom – Prefeitura de Goiânia

Requalificação do Centro

O projeto de requalificação do Centro de Goiânia abrange sete eixos temáticos: habitação e atividades econômicas; segurança pública; infraestrutura, mobiliário urbano e preservação; mobilidade urbana; meio ambiente; cultura e esporte; lazer, bem-estar e turismo.

Entre as ações previstas estão a revitalização de imóveis históricos e benefícios fiscais. Entre esses benefícios, está previsto que sejam aplicados no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para imóveis comerciais e residenciais da região. Assim como a redução do Imposto Sobre Serviços (ISS) para os negócios que se enquadrem em potencialidades econômicas.

Além disso, outras ações já foram e/ou estão sendo executadas, a maioria, com o Programa Cidade Segura. Como aconteceu na troca da iluminação pública do Setor Central, e na retirada de fios mortos dos postes. Fora a Central do IPTU, o recapeamento asfáltico e a modernização dos pontos de ônibus.

“Estamos trabalhando muito para minimizar as ações que levaram o Centro a chegar nesse ponto em que está. Aqui precisamos viver esse projeto e disponibilizar ações para que a população volte a viver o Centro de Goiânia como ele merece”, salientou o secretário municipal de Finanças, Vinícius Alves, ao citar os benefícios tributários que os comerciantes da região terão, de acordo com o projeto ainda em análise pela Câmara Municipal. Entre os incentivos, está a redução de alíquotas de impostos e taxas municipais.

Leia também:

Chorinho volta ao Grande Hotel e reúne cerca de duas mil pessoas em Goiânia

Varrição mecanizada e máquinas europeias: ‘nova era’ da limpeza em Goiânia começa cercada de expectativas

Superfaturamento em aterros sanitários de Goiânia pode chegar a 900%