Programa Avança Saúde promete acabar com espera de até 5 anos por cirurgias eletivas em Senador Canedo
19 abril 2023 às 15h38
COMPARTILHAR
A secretaria Municipal de Saúde de Senador Canedo iniciou, nesta semana, os exames pré-operatórios para os primeiros pacientes do programa Avança Saúde. Os procedimentos cirúrgicos começam a partir de segunda-feira, 24, e serão feitos em hospitais de Aparecida de Goiânia e Senador Canedo.
Há casos de pacientes que aguardam cirurgias desde 2018, de acordo com a SMS do município. A regulação do órgão chamou os pacientes para novos exames pré-operatórios para avaliar se não houve agravamento dos quadros dos pacientes.
Ordem cronológica
As cirurgias serão realizadas de acordo com a ordem cronológica e a necessidade da cirurgia para a melhora da qualidade de vida do paciente. A secretária de Saúde, Verônica Vatin, lembra que 70 mulheres já foram atendidas na Maternidade Aristina Cândida. Da mesma forma, as cirurgias oftalmológicas já foram contempladas.
O programa Avança Saúde foi lançado pelo prefeito Fernando Pellozo na semana passada. Segundo ele, “é um investimento com recurso próprio do município, que melhora a vida das pessoas e que vai mostrar a capacidade do nosso sistema público de saúde”.
Programa utilizará recursos do próprio município
De acordo com Verônica, quase a totalidade dos recursos utilizados para bancar as cirurgias são do Tesouro Municipal. “Uma pequena parte se refere à transferência recente feita pelo governo federal, que vai cobrir cerca de 10% dos custos das cirurgias”, afirma.
Segundo ela, cirurgiões, que atendem hoje no Centro de Especialidades, em Senador Canedo, estão envolvidos na ação. São eles que estão trabalhando no risco cirúrgico, vão fazer operações utilizando a estrutura do hospital credenciado no município. O acompanhamento após a cirurgia será feito pelos mesmos profissionais, no próprio Centro de Especialidades.
Alta complexidade de fora
Vão ficar de fora apenas cirurgias de alta complexidade, como a implantação de órteses e próteses, por exemplo. Essas cirurgias já estão cadastradas e serão realizadas por hospitais estaduais, de acordo com a organização do Sistema Único de Saúde. Com as 1.000 cirurgias, Verônica Savatin acredita que será atendido o principal gargalo hoje na saúde pública em Senador Canedo. A partir daí, restará a demanda de novos casos, que está hoje em torno de cem cirurgias por mês.