Programa Alego Ativa ouve demandas da população de Goianira

Em reunião administrativa com gestores e representantes municipais, o chefe do Legislativo goiano recebeu reivindicações locais

Alego Ativa aconteceu neste sábado, 25, em Goianira | Foto: Reprodução

Lissauer Vieira (PSB), presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), se reuniu neste sábado, 25, com lideranças políticas na cidade de Goianira para a 9ª edição do Programa Alego Ativa. O projeto, que foi paralisado por um ano e meio em função da pandemia de Covid-19, tornou a oferecer diversos serviços gratuitos nas áreas de assistência social, médica e jurídica. 

O presidente da Alego recebeu uma série de demandas e solicitações da população em áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura, transporte e segurança pública. Segundo Lissauer, o projeto fornece uma oportunidade para conhecer a realidade de cada município, discutir as principais carências locais e reforçar o compromisso público com toda a sociedade, conduta, considerada por ele, uma das principais prioridades de sua gestão à frente do Legislativo goiano. 

“Como representantes públicos vejo que temos como obrigação ouvir os nossos representantes municipais, ver de perto a realidade de cada município e trabalhar, em parceria e com diálogo, para levar os benefícios necessários para a nossa população. E hoje aqui, durante a retomada deste grandioso evento, que é o Alego Ativa, além dos diversos serviços que estamos oferecendo para toda a comunidade de Goianira e região, também fizemos questão de reunir com os prefeitos, vereadores e lideranças para tratar de pautas importantes e que, merecem, sem dúvidas toda a nossa atenção”, destacou Lissauer. 

Ressaltando a importância da realização do programa na cidade e da iniciativa do chefe do Poder Legislativo de ouvir os representantes municipais, o presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM) e prefeito de Goianira, Carlão da Fox (DEM), destacou a condução republicana e o comprometimento do deputado Lissauer com os municípios de todo o estado. “Hoje eu reitero aqui a minha gratidão e o meu respeito a você, Lissauer, pelo seu trabalho e comprometimento de palavra dada, palavra cumprida. Nós temos que servir, atender e dar satisfação a todas as pessoas que nos deram a oportunidade de estar no poder novamente, e assim estamos fazendo”, disse o prefeito. 

A presidente da Câmara Municipal de Goianira, Kátia da Saúde (Podemos), elogiou a estrutura do projeto Alego Ativa no município e apresentou ao deputado Lissauer um ofício elaborado junto aos demais vereadores solicitando melhorias em áreas prioritárias como saúde e educação. “Você está de parabéns, Lissauer, por essa estrutura bonita e moderna. A gente estava precisando disso aqui. Juntos aos meus colegas vereadores, nós elaboramos um ofício com algumas prioridades, como habitação, mais escolas públicas estaduais, aparelhos de hemodiálise e transporte público de qualidade. Precisamos dar uma resposta para a nossa população e acreditamos que essas demandas serão atendidas”, salientou. 

Alego Ativa   

De iniciativa da Mesa Diretora da 19ª Legislatura, presidida pelo deputado Lissauer Vieira (PSB), o Programa Itinerante Alego Ativa Intercâmaras foi retomado neste sábado, 25, na cidade de Goianira, na região Metropolitana de Goiânia. Nas oito edições realizadas entre agosto de 2019 e fevereiro de 2020, o projeto atendeu mais de 27 mil pessoas em diversas regiões do estado com serviços gratuitos nas áreas de assistência social, médica, jurídica, além de cursos e oficinas profissionalizantes. 

Segundo o diretor de Assuntos Institucionais da Alego, Gustavo Sintra, a escolha de Goianira para a retomada da ação foi feita devido à proximidade com a Capital e a iniciativa foi um evento um piloto para a realização das próximas edições. “Este foi um evento teste para os outros que virão e seguiremos em todas as edições todos os protocolos sanitários, inclusive com aferimento da temperatura da equipe e da comunidade que irá buscar pelos serviços oferecidos”, salientou. 

Sintra explicou, ainda, que, nas tratativas para a realização do evento junto à prefeitura, foram levadas em consideração as condições da comunidade do Residencial Triunfo. “São cerca de 40 mil famílias que necessitam de apoio”, esclareceu, além de pontuar que, apesar de o residencial ainda estar no município de Goiânia, tem muitas das suas necessidades atendidas por Goianira. 

A nona edição do Alego Ativa contou com os seguintes parceiros: Associação Goiana dos Municípios (AGM), Câmara dos Vereadores de Goianira, Prefeitura de Goianira, Saneago, Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-GO), Fundação Banco de Olhos, Fecomércio, Federação das Câmaras dos Dirigentes Logistas (FCDL), Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

E, ainda: Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic), Vapt Vupt, Universidade Universo, Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Comando de Ações do Cerrado, Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), Polícia Civil do Estad

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.