Programa Agrinho revela vencedores e melhor professor ganha carro 0 km 

Durante o ano, professores, alunos e escolas inscrevem 6.372 trabalhos em quatro categorias

destaque programa

Com o tema: “Saber e atuar para melhorar o mundo: Esporte, Lazer, Cidadania e Meio Ambiente”, o Programa Agrinho revela, nesta terça-feira (16/12), os 104 premiados do ano de 2014. Realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar-GO) e pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), o programa complementa a metodologia do ensino formal e incentiva a elaboração de projetos nas escolas. O professor mais bem colocado leva um carro 0 km para casa. Os alunos e as escolas ganham de câmeras fotográficas a impressoras. O evento será realizado a partir das 8h no Oliveira’s Place, em Goiânia.

Implantado há sete anos em Goiás, o Programa Agrinho realiza, sempre no início do ano, capacitação em Goiânia para professores da rede pública estadual e municipal de todo o estado. As parcerias são firmadas com as secretarias municipais e estaduais de educação, meio ambiente, agricultura e pecuária além dos Sindicatos Rurais e de outros parceiros. Gratuitamente cartilhas de metodologia anual são distribuídas aos professores. Após esta fase, os professores retornam para as escolas em um processo de multiplicação.

Durante o ano, professores, alunos e escolas inscrevem projetos nas categorias: Desenho, Desenho especial (educação especial), Redação, Experiência Pedagógica e Escola Agrinho. Neste ano as inscrições somaram 6.372 trabalhos e foram avaliados por 21 professores recrutados via edital. Entre os destaques, sete escolas rurais participantes e três entre as finalistas.

Os trabalhos recebidos foram divididos de acordo com a região das escolas e dos participantes. Os finalistas já são, portanto, os responsáveis pelos melhores trabalhos em cada uma das regiões Central, Sul/Sudeste, Sudoeste, Nordeste, Entorno do Distrito Federal, Norte, Oeste e Vale do Araguaia.

Neste ano, o Agrinho também alcançou voos maiores e foi reconhecido com Menção Honrosa da 13ª edição do Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente. O prêmio é realizado pela Comissão de Meio Ambiente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-GO).

Categorias

Na categoria Desenho, que foi dividida em Educação Especial e Infantil e 1º e 2º ano, um total de 2.721 trabalhos foram avaliados. Na categoria Redação, alunos da 3ª a 9ª série escreveram textos que foram avaliados de acordo com a competência linguística, a estrutura do texto, a originalidade, a pertinência ao tema e a adequação ao gênero textual escolhido – que vai desde poema até crônica esportiva, passando por carta familiar, artigo de opinião, entre outros. Ao todo, 3.496 textos foram avaliados e os vencedores saem da cerimônia de premiação com câmeras fotográficas, netbooks e Xboxs.

Na categoria Escola Agrinho, 49 projetos passaram pelos olhos atentos do grupo julgador. Neste caso, além da pertinência ao tema, foi levado em consideração se houve mobilização na escola, se existiu uma contrapartida por parte da instituição de ensino e se se pode notar uma melhoria na comunidade escolar. Os vencedores saem da premiação com computadores, TVs, câmeras fotográficas, entre outros.

Por fim, na categoria Experiência Pedagógica, a mais disputada devido ao prêmio – um carro 0Km -, 106 projetos tiveram que ser avaliados. A metodologia utilizada e a abrangência das ações foram criteriosamente levadas em conta pelo grupo de professores que escolheu o trabalho vencedor.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.