Professora da UFG, paquistanesa Sumbal Saba é eleita para a Academia Brasileira de Ciências
21 dezembro 2023 às 15h52
COMPARTILHAR
Pela primeira vez na história, uma mulher do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (IQ/UFG) foi eleita para o cargo de membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Trata-se da paquistanesa Sumbal Saba, doutora em Química Orgânica e professora da universidade federal goiana.
Sumbal é graduada e mestra em Química e Biologia pela Universidade de Peshawar, no Paquistão, Ph.D em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina e ex-professora de Química no National College of Science and Technology e na Shaheed Benazir Bhutto Women University Peshawar. Ela vai atuar no período de 1 de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2028.
A cientista não escondeu a satisfação pela indicação. “Para mim, é um orgulho fazer parte de um prestigiado grupo de cientistas no Brasil. Isso me permitirá contribuir cientificamente, aprender e evoluir como pessoa e como pesquisadora”, disse Sumbal, que destacou que sua eleição é, também, um “reconhecimento à UFG pela qualidade do corpo docente e pela formação de recursos humanos diferenciados”.
“É a universidade pública cumprindo seu papel na sociedade”, concluiu. Vale destacar que o IQ/UFG já havia tido dois homens entre os membros afiliados. Sumbal é a primeira mulher da instituição na ABC.
Foram realizadas eleições para membros titulares, correspondentes e afiliados. Segundo a própria ABC, as mulheres são maioria entre os titulares eleitos (60%). Além disso, a instituição afirma ter sido atingida a equidade entre os afiliados, com 50% de mulheres.
Ainda segundo a ABC, os membros afiliados terão suas cerimônias de diplomação associadas a simpósios científicos em cada região. Na região Centro-Oeste, os simpósios devem ocorrer na 1ª quinzena de setembro de 2024.
Leia também:
TJGO busca parceria com a UFG para simplificar linguagem nas sentenças jurídicas