Professor Orley José da Silva morre em Goiânia após luta contra câncer

17 setembro 2025 às 10h00

COMPARTILHAR
O professor Orley José da Silva, de 62 anos, morreu na terça-feira, 16, em Goiânia, após enfrentar, por cerca de dois anos, um câncer na cabeça. Reconhecido por sua trajetória na área da educação, ele lecionava Língua Portuguesa no ensino fundamental da rede municipal de Goiânia e também em instituições de ensino superior privadas.
A despedida começou na manhã desta quarta-feira, 17, durante o velório em Goiânia. O corpo será levado para Uruaçu, no norte de Goiás, onde será realizado o sepultamento. Orley deixa a esposa, uma filha e dois netos, de 17 e 5 anos.
Ao longo de mais de três décadas, Orley construiu uma carreira que uniu prática pedagógica e atuação institucional. Para além da rotina em escolas e universidades, ele se dedicava a estudos sobre currículo escolar e materiais didáticos. Essa experiência o levou, em 2018, a integrar a equipe de Educação do Gabinete de Transição da Presidência da República, onde contribuiu com propostas para a política educacional.
No ano seguinte, em 2019, ele assumiu o cargo de assessor parlamentar no gabinete do então Ministro da Educação. O envolvimento em discussões sobre o ensino projetou o professor para novos desafios. Tanto que, em 2021, chegou a ser cotado para assumir a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia.
Além da vida acadêmica e institucional, Orley dedicava-se ao trabalho missionário. Há mais de 20 anos, ele conciliava a carreira de professor com atividades religiosas, atuando em comunidades e projetos sociais.
Leia também:
Polícia Civil flagra cárcere privado, tortura e abusos em clínica terapêutica no DF