Professor faz aulão para preparar alunos de escolas públicas para o Enem

Lucas Hemetério levou projeto beneficente para Piracanjuba e conta com ajuda de comerciantes locais para atender cerca de 250 estudantes. Próxima etapa será na quinta-feira (25)

Cerca de 250 alunos fazem aulão para o Enem em Piracanjuba. | Foto: divulgação

Estudantes da rede pública de ensino de Piracanjuba terão oportunidade, na próxima quinta-feira, 25, de parcitipar do projeto Enem Show. Desenvolvido pelo professor de língua portuguesa, Lucas Hemetério, o objetivo é preparar e acreditar os estudantes para realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Enem Show teve sua primeira edição em 2016. “Eu tinha um projeto em Goiânia, chamava Contexto. Eram alunos do 1º período de licenciatura que decidiram ir até as escolas periféricas para dar acompanhamento para o Enem. Quando voltei para Piracanjuba, eu decidi que queria fazer um projeto na cidade”, explicou Lucas Hemetério.

O professor de português foi estudante de escola pública e passou em 17 universidades federais no país. “Sempre acreditei muito no potencial das escolas (públicas). Ainda há barreiras para levar os alunos de escolas públicas às universidades federais”, analisou Lucas.

Neste ano, o Enem Show foi dividido em duas etapas. A primeira foi no último dia 12 de novembro. Desde a primeira edição, cerca de 250 alunos são atendidos. “Na maioria das vezes, acontece sem apoio político. Há uma mobilização dos comerciantes, da população, e, felizmente, tivemos sucesso com alunos nas universidades públicas”, comemorou o professor.

Pandemia

Se de um lado a pandemia trouxe dificuldades para realização do evento, de outro reforçou sua necessidade. A baixa inscrição de alunos, a evasão escolar e outros problemas sociais são combustíveis para que os organizadores sigam com o projeto.

Mais do que preparar os estudantes para as provas, é preciso fazê-los acreditar que é possível conquistar uma vaga na universidade. “Conseguimos mobilizar os alunos, que estão desacreditados. O aulão nesse ano visa tentar trazer apoio para os alunos. Reiteramos também a questão de diminuição da concorrência”, analisou Lucas Hemetério.

A segunda etapa do evento será na próxima quinta-feira, 25. Os alunos terão aula de matemática e ciências biológicas, para a realização da prova de domingo, 28.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.