A Fundação Gilberto Freyre anunciou o professor Ulisses do Valle, da Faculdade de História da UFG, como vencedor do 2° Concurso Internacional de Ensaios – Prêmio Gilberto Freyre 2022-2023. O livro do professor ‘Fachadas e estigmas: a modernização da sociedade brasileira à luz de Gilberto Freyre’ será publicado pela Global Editora como parte do prêmio.

Nascido em 1986 no interior de Goiás, Ulisses desenvolveu seu interesse pela obra de Gilberto Freyre durante sua graduação em História na Universidade Federal de Goiás, quando leu ‘Casa-grande e Senzala’ pela primeira vez. “No momento, fiquei intrigado com o contraste entre a experiência maravilhosa da leitura e as percepções um tanto equivocadas sobre Freyre nos corredores universitários, nos congressos acadêmicos e, às vezes, até nas salas de aula”, relata o professor para o site da UFG.

Após concluir seu doutorado em 2013, ele iniciou estudo sistemático e pesquisa sobre a obra e as ideias de Gilberto Freyre. Primeiramente publicou ‘Sádicos e Masoquistas: uma interpretação do Brasil à luz de Gilberto Freyre’ e depois, o livro vencedor do concurso.

Para a comissão julgadora, o trabalho contribui de forma significativa para os estudos sobre Freyre. “Um dos pontos mais polêmicos na obra de Freyre é sua interpretação dos sinais da modernidade, do modernismo e da modernização, especialmente no que diz respeito à forma como o Brasil se encaixa nesses sinais. O trabalho vencedor aborda essa questão e traz contribuições inovadoras”, destaca o coordenador da comissão, Anco Márcio Vieira.