Professor da UFG recebe Troféu Angelo Agostini de Mestre do Quadrinho Nacional

Edgar Franco foi homenageado em premiação destinada a artistas com destaque nacional que tenham se dedicado aos quadrinhos há pelo menos 25 anos

O artista transmídia e professor da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG), Edgar Franco, foi premiado com o Troféu Agostini de “Mestre do Quadrinho Nacional”. Realizada desde 1985 pela Associação de Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP), a premiação é a mais tradicional, longeva e importante das histórias em quadrinhos no país. 

A categoria “Mestre do Quadrinho Nacional” faz parte do Prêmio Angelo Agostini desde sua primeira edição, em 1985. Além disso, é destinada a premiar artistas com destaque nacional que tenham se dedicado aos quadrinhos há pelo menos 25 anos. Durante esses anos, o prêmio foi concedido a nomes fundamentais da área, como Ziraldo, Maurício de Souza, Henfil, Chico e Paulo Caruso, Laerte, Mozart Couto, Watson Portela, Henrique Magalhães, Sônia Luyten, entre outros.

Também conhecido como Ciberpajé, o artista é um dos pioneiros brasileiros do gênero poético-filosófico de quadrinhos, atuando como quadrinhista há 38 anos, com mais de 3 mil páginas publicadas. Mentor da banda performática Posthuman Tantra e do Projeto Musical Ciberpajé. Além de pesquisador e criador do termo HQtrônicas, Edgar também é autor de 4 livros acadêmicos e dezenas de artigos. Desde 2008 atua como professor permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Arte e Cultura Visual da UFG, em Goiânia. 

Desde 2011 coordena o Grupo de Pesquisa CRIA_CIBER na Faculdade de Artes Visuais da UFG no qual orientou dezenas de pesquisadores de iniciação científica, mestrado e doutorado. Sua obra artística transmídia tem sido estudada por pesquisadores do Brasil e do exterior de múltiplas áreas, tendo gerado 4 livros dedicados a ela, inúmeros artigos científicos, um dossiê completo para a revista acadêmica Cadernos Zygmunt Bauman (UFMA), além de TCCs, dissertações e teses que analisam diversos aspectos de suas criações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.