Produtor George Martin, conhecido como “quinto Beatle”, morre aos 90 anos

Martin foi responsável por oferecer aos Beatles o primeiro contrato com uma gravadora e produziu muitos dos grandes sucessos da banda

O produtor musical britânico George Martin, mais conhecido por seu trabalho com os Bealtes, morreu na última terça-feira (8/3), aos 90 anos. A informação foi confirmada por seu empresário, mas as causas da morte não foram divulgadas.

Com o quarteto de Liverpool, ele é especialmente lembrado por sua contribuição em faixas como Eleanor Rigby, Yesterday e seu trabalho em Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club. Mas enquanto chefe da gravadora Parlophone, de todos os discos dos Beatles, não participou da produção apenas de “Let it Be” (1970), disco final do grupo.

Depois do fim dos Beatles, ele ainda trabalhou grandes nomes da música como The Rollings Stones, Elton John, Celine Dion, Sting e Ella Fitzgerald, tendo produzido mais de 700 álbuns ao longo de cinco décadas de carreira.

Pelas redes sociais, personalidades da música prestaram homenagens ao produtor. Ringo Starr escreveu: “Deus abençoe George Martin. paz e amor a Judy e a sua família. Com amor, Ringo e Barbara. George fará falta.”

God bless George Martin peace and love to Judy and his family love Ringo and Barbara George will be missed xxx ?✌️??☮

Publicado por Ringo Starr em Terça, 8 de março de 2016

 

Em seu perfil oficial, o também ex-beatle Paul McCartney escreveu um depoimento a contribuição de Martin na composição de Yesterday, ainda hoje conhecida como uma das canções mais regravadas da história dos Beatles. “O mundo perdeu um grande homem que deixou uma inegável marca em minha alma e na história da música britânica”, escreveu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.