Procurador-geral de Justiça toma posse para novo biênio; cerimônia é marcada por discursos contra a corrupção

Importância de independência e trabalho do Ministério Público foram ressaltadas durante a posse de Lauro Machado

Governador Marconi Perillo durante posse do procurador-geral de Justiça, Lauro Machado Nogueira | Foto: reprodução / Facebook Marconi Perillo

Governador Marconi Perillo durante posse do procurador-geral de Justiça, Lauro Machado Nogueira | Foto: reprodução / Facebook Marconi Perillo

Na noite desta quinta-feira (12/3) o procurador-geral de Justiça de Goiás, Lauro Machado Nogueira, foi reconduzido ao cargo após passar por uma eleição em que foi candidato único, ser eleito com 294 votos de 316 e ser nomeado pelo governador Marconi Perillo (PSDB).

Durante a cerimônia, foi destacada a importância do trabalho do Ministério Público (MP), principalmente num momento em que o país enfrenta uma crise e um escândalo de corrupção. De acordo com o diretor da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP), o procurador Benedito Torres Neto, o MP deve lembrar que é “o defensor da ordem jurídica, do regime democrático e o defensor legal da sociedade”.

Num discurso marcado pelo combate à corrupção, o diretor da AGMP afirmou que o MP deve redobrar a vigilância sobre cada passo a ser dado, se firmando na justiça e na serenidade, para “enfrentarmos a tempestade que se avizinha”.

“Não podemos errar nesse momento, mas ao contrário, mostrar à sociedade que ela tem um aliado, que atua dentro dos parâmetros legais evitando-se assim retrocessos e aniquilando os abutres que querem se aproveitar do momento de crise em que vivemos”, destacou o procurador.

Já a presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), a promotora Norma Cavalcanti, citou que o MP é vítima de ataques de pessoas e grupos que se sentem desconfortáveis com ações tomadas em prol dos interesses da sociedade.

O procurador-geral reeleito agradeceu pelos 93% de votos que recebeu que representam a confiança depositada pelos colegas em seu trabalho e ressaltou a importância do MP para resguardar direitos do cidadão e da sociedade. Se referindo às manifestações de Junho de 2013 e à desaprovação da PEC 37 pela sociedade, Lauro afirmou que “o povo brasileiro mandou o recado e o Ministério Público é seu aliado no combate à corrupção”.

O procurador afirmou que o plano do MP para 2015 é universalizar a meta de instalação e alimentação dos portais de transparência nas prefeituras e câmaras municipais goianas. Ele aproveitou a ocasião para reforçar o compromisso pessoal de priorizar e destacar a atividade finalística do órgão com transparência.

Marconi Perillo destacou que sempre, independente do cargo político, compreendeu e defendeu a importância da autonomia do Ministério Público para o país. Além disso, ressaltou que o procurador, sempre que convidado a colaborar para solucionar as demandas sociais, fez o dever movido pelo ideal de servir o bem público.

Cooperação

Durante a cerimônia, foi assinado um termo de cooperação técnica entre o Governo de Goiás e o Ministério Público do Estado de Goiás que objetiva a atuação conjunta na prevenção e repressão de crimes, especialmente os praticados por organizações criminosas.

Serão compartilhadas as informações e ocorrerão ações de apoio e cooperação nas áreas operacional, de inteligência, de investigação e de capacitação. O termo foi assinado para que possa ocorrer uma diminuição no número de crimes no Estado de Goiás.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.