Procura por vacina contra gripe em Goiânia é baixa, diz SMS

Apenas 32.888 doses foram aplicadas na primeira semana da campanha

Foto: Reprodução

A primeira fase da campanha de vacinação contra a gripe alcançou apenas 11,39% do total esperado para a primeira etapa no município de Goiânia. Ao todo, foram aplicadas apenas 32.888 doses. Na primeira fase, foram priorizadas crianças com idade entre 1 ano e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.

Entre as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, a cobertura foi de 21,66%. Já entre as gestantes, apenas 31,35% foram vacinadas, enquanto o numero de puérperas imunizadas chegou a 33,72%.Também foram vacinados 4,73% dos trabalhadores da Saúde, 3,45% portadores de doenças crônicas 3,45%, 1,79% dos professore e 6,07% dos idosos.

A expectativa é que a procura pela vacina aumente durante as próximas semanas, quando a campanha será estendida ao idosos, professores, trabalhadores da saúde, povos indígenas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Segundo a superintendente de Vigilância em saúde da SMS, Flúvia Amorim, existe uma dificuldade histórica em atingir esse grupo de gestantes e crianças. Por esse motivo eles foram incluídos nesta primeira etapa. “Crianças chegamos a 21%, mas precisamos chegar a 90%”, pontuou a profissional.

Ela explicou ainda que em Goiás foi feito um escalonamento próprio para facilitar o acesso das pessoas, diferente do calendário do Ministério da Saúde, separando uma semana exclusiva para a imunização dos idosos, por exemplo, com início dia 29 de abril.

Nesta semana o público-alvo são os profissionais da saúde, no entanto a vacina não é negada para as pessoas incluídas em outras fases da campanha de vacinação.

A meta do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para vacinação.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.