Procura por testes de Covid-19 cresce cerca de 80% em Goiás

Pacientes do Sistema Único de Saúde e também da rede privada aumentam os números de procura por testes na capital nos últimos 30 dias 

O Sindicato dos Laboratórios de Análises e Bancos de Sangue no Estado de Goiás (Sindilabs/GO) registrou um aumento de cerca de 80% na procura por testes de diagnóstico de Covid-19 nos últimos 30 dias. Christiane do Valle, presidente do sindicato, reitera que a demanda vem tanto de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), quanto da rede privada. 

A procura por exames complementares da doença também aumentou. Christiane ressalta que a testagem deve ser feita por todos que apresentem algum sintoma ou que tiveram contato com pessoas infectadas pelo vírus. O rápido diagnóstico possibilita o isolamento e a quebra da cadeia de transmissão da doença.

Exames e suas finalidades 

A presidente do Sindilabs/GO explica que os exames de antígeno viral e RT-PCR devem ser feitos quando a pessoa começa a apresentar os sintomas da doença ou tem contato com alguém infectado. Essas testagens devem ser realizadas até 7 dias após o contato ou o aparecimento dos primeiros sintomas. Do oitavo dia em diante, o exame mais indicado passa a ser o sorológico, que é feito com uma amostra de sangue do paciente e detecta a presença de anticorpos no organismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.