Procura por teste de Covid-19 dispara em laboratórios privados de Goiânia

Número de exames cresceu 80% nas últimas semanas. Atualmente, 15 laboratórios fazem a coleta de material para o teste RT-PCR na capital

Nas últimas semanas, foi registrado um aumento de cerca de 80% na procura por exames de diagnóstico de Covid-19 em laboratórios de Goiânia, o que tem gerado filas e muita espera em vários pontos de atendimento.

De acordo com o Sindicato dos Laboratórios de Análises e Banco de Sangue do Estado de Goiás (Sindilabs-GO), em apenas em um laboratório, foram feitos durante todo o mês de junho 2.697 exames. Só na primeira semana de julho já foram 831 atendimentos, número superior ao de exames realizados durante todo o mês de maio e que indica um aumento em relação ao mês passado.

Atualmente, 15 laboratórios fazem a coleta de material para o teste RT-PCR e quatro fazem o exame em Goiânia. Os exames de sorologia são realizados em 30 laboratórios.

O Sindilabs informa que está reforçando a orientação junto aos filiados para a adoção dos protocolos de segurança e prevenção de contaminação.

Christiane Maria do Valle Santos, presidente da Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Fehoesg) e do Sindilabs-GO explica que desde o final de maio as duas instituições oferecem aos laboratórios goianos a assessoria técnica necessária para a instalação de postos de atendimento drive-thru em locais de grande circulação. O posto-piloto funciona desde 21 de maio, na esquina da Rua T-37 com Avenida T-10, no Setor Bueno.

Com esses postos de atendimento é possível ampliar a oferta de exames e garantir maior segurança às pessoas, que podem fazer os testes sem sair de seus carros.

Outra orientação dada pelo Sindilabs-GO aos laboratórios é que façam os atendimentos agendados por telefone, WhatsApp ou e-mail, evitando, assim, que o paciente tenha que esperar muito tempo na unidade e em contato com outras pessoas.

Uma resposta para “Procura por teste de Covid-19 dispara em laboratórios privados de Goiânia”

  1. Onde posso agendar para fazer os exames Rt e PCR em Formosa Goiás?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.