Procon Goiás notifica donos de postos de combustível por possível aumento abusivo

06 fevereiro 2019 às 13h49

COMPARTILHAR
Proprietários terão que apresentar documentos fiscais para comprovar que a prática não foi arbitrária
O Procon Goiás está notificando proprietários de postos de gasolina para identificar se a margem de lucro líquida praticada atualmente corresponde à mesma praticada antes do mês de janeiro, quando houve redução dos preços. Isso porque houve uma série de aumentos entre os dias 30 e 31 do mês passado em estabelecimentos.
[relacionadas artigos=”162496″]
O fato chamou a atenção da população e do Ministério Público do Estado de Goiás, que solicitou ao Procon que analisasse o caso. Em nota ao Jornal Opção, o órgão disse que o número de postos que comercializavam o litro da gasolina acima de R$ 4 saltou de 57 para 182. “Constatou-se que, desse total, 61 estabelecimentos apresentaram maior porcentual de reajuste”, informou.
Dessa forma, a superintendência viu a necessidade de solicitar aos donos a apresentação de documentos fiscais para averiguar se a elevação de preços foi abusiva ou não nesse aumento ou em relação à margem de lucro. “As empresas terão prazo de até dez dias para entregar documentação solicitada”, escreveu.
Sobre punição aos postos, o órgão não soube dizer qual seria pois cada caso será analisado individualmente e só se poderá chegar a essa conclusão após a análise dos documentos.