Procedimento de geração de mídias das urnas eletrônicas começa em Goiás
23 setembro 2024 às 07h47
COMPARTILHAR
As mídias que serão usadas nas urnas eletrônicas no primeiro turno das Eleições Municipais 2024, em Goiás, começaram a ser geradas nessa sexta-feira, 20. As mídias, conforme o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), são os dispositivos utilizados para carga da urna, para votação, para ativação de aplicativos de urna e gravação de resultado.
LEIA TAMBÉM
Código-fonte? TPS? Especialista do TRE-GO explica como funciona o teste das urnas eletrônicas
Com recorde de inscrições, testes de segurança das urnas eletrônicas começam em novembro
A cerimônia teve início às 8h em Goiânia e deve seguir até 22h, podendo estender-se até o dia 24 de setembro em outros municípios do estado (consulte o calendário completo).
A abertura do evento foi realizada pela desembargadora eleitoral Ana Cláudia Veloso Magalhães, o secretário de Tecnologia da Informação, Frank Wendell Ribeiro, a secretária da Diretoria-Geral, Loiri Schwingel, e os servidores Dory Gonzaga Rodrigues e Cleyton Luiz de Melo Eufrásio.
Os representantes dos partidos polı́ticos, federações, coligações, Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional Goiás, foram convocados pelo TRE-GO, por meio de edital, para acompanhar os trabalhos, que são abertos ao público.
O procedimento consiste na geração de cartões de memória de carga, cartões de memória de votação, mídias com aplicativos de urnas e mídias de gravação de resultado. A operação visa copiar para as mídias de votação que serão utilizados na preparação das urnas para o primeiro turno em todo o estado os dados referentes ao pleito em disputa e os respectivos candidatos.
Próximo passo
Depois da geração de mídias, começará o lacre das urnas eletrônicas. O processo de carga e lacre das urnas utilizadas no primeiro turno terá início no dia 27 de setembro. O procedimento consistirá na inserção dos dados da mídia de votação em cada urna para a preparação do primeiro turno e também na realização de testes em todos os componentes do equipamento.
Em caso de necessidade de gerar novamente as mı́dias, os procedimentos serão realizados nas zonas eleitorais, durante a cerimônia de carga e lacre das urnas eletrônicas.