COMPARTILHAR

A vereadora afirmou querer assegurar o direito da participação feminina mantendo o princípio constitucional da igualdade

Vereadora Priscilla Tejota | Foto: Alberto Maia

Foi apresentado na Câmara Municipal de Goiânia, nesta quarta feira (20), o Projeto de Lei (0096/2019) que altera plano de carreira da Guarda Municipal Metropolitana, estabelecendo mesmo percentual de vagas em concursos públicos da corporação para homens e mulheres. Segundo a proponente do projeto, Priscilla Tejota (PSD), a atual obrigatoriedade de um décimo das vagas é, na verdade, uma limitação.

“Hoje, há o jargão de que é mais fácil uma mulher tornar-se juíza do que guarda, pois apesar de haver menos vagas, não há proporção máxima no edital de concursos”, afirmou a vereadora. “O próprio concurso da Guarda Municipal Metropolitana traz equidade, pois é formado por prova intelectual e de aptidão física; não fazem sentido as exigências de proporção minoritária para as mulheres”.

Segundo o texto do projeto, as vagas poderão ser ocupadas por candidatos do sexo masculino quando não houverem candidatas aprovadas do sexo feminino no percentual reservado.