Primeiro-ministro conservador contraria pesquisas e ganha na Austrália
18 maio 2019 às 12h45

COMPARTILHAR
Scott Morrison desbancou favorito na boca de urna, Bill Shorten, do Partido Trabalhista

Ao contrário do indicado nas pesquisas de intenção de votos e até da boca de urna, o primeiro-ministro da Austrália, o conservador Scott Morrison, venceu as eleições legislativas do país. Ele derrotou o líder da oposição e então favorito, Bill Shorten, do Partido Trabalhista.
“Sempre acreditei em milagres”, disse Scott durante celebração. Ele apontou que fou uma vitória dos australianos silenciosos que o apoiam.
Os votos ainda não foram totalmente contabilizados, mas como mais da metade foram contados foi possível verificar que o governo de coalização se manteve no poder. Porém, para dominar a Casa e governar com maioria simples é necessário 76 cadeiras, das 151 da Câmara Baixa do Parlamento.
Pesquisa e campanha
A boca de urna deste sábado, conforme divulgado pela emissora 9News, dava vitória ao Partido Trabalhista por 52% a 48%. Bill Shorten reconheceu a derrota e ligou para o primeiro-ministro para parabenizá-lo.
Durante a campanha, a situação criticou o programa econômico do Partido Trabalhista. Vale destacar, que a Austrália registra crescimento na economia há 30 anos, mesmo com uma desaceleração recente.
Scott Morrison é primeiro-ministro desde agosto de 2018. Ele substituiu Malcolm Turnbull, que assumiu em 2015. Desde 2007, ninguém neste cargo terminou o mandato.