A juíza Ivone Caetano é a primeira mulher negra a ocupar o cargo de desembargadora da Justiça do Rio de Janeiro

TJ RJ
Esposo, filhos e neto de Ivone participaram da solenidade / Foto: Luiz Henrique Vicent

Em uma solenidade realizada no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro a juíza Ivone Caetano, de 69 anos, tornou-se a primeira mulher negra desembargadora no Estado na última segunda-feira (26/5). Titular da Vara da Infância da Juventude e do Idoso por 10 anos, ela foi promovida ao cargo mesmo próxima de se aposentar, em setembro, quando completará 70 anos. Ivone se elegeu para o cargo após sete disputas nos últimos dois anos.

A desembargadora é casada e possui dois filhos e um neto. Ingressou no Judiciário fluminense em 1993,  como servidora, no cargo de comissária de Justiça.  No ano seguinte, passou no concurso para a magistratura e se destacou pela luta dos direitos das crianças e adolescentes. Em dezembro de 2004, foi a primeira mulher a ocupar o cargo de titular da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital.

A nova desembargadora tem um histórico de luta para conseguir alcançar seus objetivos, tendo iniciado o curso de direito aos 25 anos. Foi criada com mais onze irmãos pela mãe solteira que lavava roupas para sustentar a família. “Chegar ao ápice da carreira é maravilhoso para qualquer profissional.  Da forma como eu cheguei foi muito difícil e muito duro mas, em qualquer situação, com autoestima, você consegue. Eu acho que eu sou um exemplo para aqueles que estão chegando, para eles verificarem que também podem”, afirmou Ivone.