PRF apreende 40 toneladas de madeira irregular na BR-153

08 agosto 2025 às 09h20

COMPARTILHAR
Uma carga de 40 toneladas de toras de madeira tipo acapu (árvore nativa da Amazônia) foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) enquanto passava pela BR-153, em Goiás, na quinta-feira, 7. A PF considerou que a carga estava sendo transportada de forma irregular.
Foram aproximadamente 70 metros cúbicos de madeira nativa, segundo a polícia. Durante a abordagem, o motorista, de 32 anos, disse que já recebeu o caminhão carregado em Paragominas (PA) e seguia para o destino final, em Uberaba (MG). Ele apresentou a Guia Florestal emitida pelo Estado do Pará e demais documentos da carga.
No entanto, a PRF identificou divergências entre as informações registradas e a madeira transportada, crime previsto na Lei de Crimes Ambientais. Tanto receber quanto transportar madeira sem a documentação necessária podem configurar crime. Para cada um deles, a pena prevista é de detenção de seis meses a um ano, além de multa.
A carga e o veículo foram apreendidos e encaminhados à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), já o motorista assinou um termo de compromisso para comparecimento em juízo e foi liberado.
Leia também: Polícia apreende mais de 2 toneladas de alimentos sem rótulos e mal armazenados, em Goiânia