Uma carga de 40 toneladas de toras de madeira tipo acapu (árvore nativa da Amazônia) foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) enquanto passava pela BR-153, em Goiás, na quinta-feira, 7. A PF considerou que a carga estava sendo transportada de forma irregular. 

Foram aproximadamente 70 metros cúbicos de madeira nativa, segundo a polícia. Durante a abordagem, o motorista, de 32 anos, disse que já recebeu o caminhão carregado em Paragominas (PA) e seguia para o destino final, em Uberaba (MG). Ele apresentou a Guia Florestal emitida pelo Estado do Pará e demais documentos da carga.

No entanto, a PRF identificou divergências entre as informações registradas e a madeira transportada, crime previsto na Lei de Crimes Ambientais. Tanto receber quanto transportar madeira sem a documentação necessária podem configurar crime. Para cada um deles, a pena prevista é de detenção de seis meses a um ano, além de multa.

A carga e o veículo foram apreendidos e encaminhados à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), já o motorista assinou um termo de compromisso para comparecimento em juízo e foi liberado.

Leia também: Polícia apreende mais de 2 toneladas de alimentos sem rótulos e mal armazenados, em Goiânia