Prévias tucanas são retomadas e presidenciável deve ser definido hoje

Após ser adiada no último domingo por questões técnicas, as eleições foram retomadas na manhã de hoje, 27; os tucanos decidirão entre Arthur Virgílio, Eduardo Leite e João Dória

Após ser adiada por por uma pane no aplicativo que registrava os votos, o PSDB retomou na manhã deste sábado, 27, a votação das prévias que vão escolher o candidato do partido à Presidência da República. O sistema de contabilização dos votos será por um novo aplicativo.

A votação será feita online, entre das 8h às 17h, e os tucanos decidirão pelo nome dos goverandores João Dória (SP), Eduardo Leite (RS) ou pelo senador Arthur Virgílio (AM), que disponibilizaram os seus nomes para concorrer ao pleito.

A retomada da votação se deu após o fracasso da convenção do último domingo, 21, que foi programada para ser o grande evento tucano dos últimos anos em meio à indefinição sobre o aplicativo, que envolveu a desistência da desenvolvedora original, que causou um grande nervosismo nos tucanos, que já estavam preocupados com os rumos do partido.

O anúncio das eleições para este sábado foi feito pelo presidente do partido, Bruno Araújo, na tarde da última sexta-feira, 26. A Executiva Nacional do PSDB passou a semana se reunindo com as campanhas e testando novos softwares para dar prosseguimento à votação dos mais de 40 mil filiados que não conseguiram registrar suas escolhas no último fim de semana.

O pleito seguirá online, mas não será mais pelo mesmo aplicativo do domingo, desenvolvido pela Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs). O filiado deverá acessar o site de votação do PSDB (disponível a partir das 8h), da empresa BeeVote, se registrar por meio de confirmação via SMS, criar uma conta com o título de eleitor e votar. É possível salvar o comprovante de votação.

A votação ficará aberta durante essas nove horas e só poderão votar aqueles que já tinham feito a inscrição até o dia 14 de novembro e não conseguiram votar no último domingo. Os que conseguiram registrar a escolha, presencialmente, ou por meio do aplicativo, que os votos serão armazenados e não precisam refazer a operação, garante a legenda.

Após as 17h, os dados das urnas eletrônicas da votação presencial e dos dois sistemas online serão apurados.

Retomada das eleições

A retomada da eleição foi apoiada por Virgílio, Leite e Dória, que apoiaram a decisão de Bruno Araújo em dar sequência nas prévias neste sábado, e comemoraram a continuação das eleições.

O governador Eduardo Leite disse que a conclusão das eleições é importante e tem o seu apoio e que já foram sanadas as dúvidas que todos os postulantes tinham, que é a segurança dos votos. “A segurança de que todos os votos serão sigilosos foi alcançada. Que cada tucano vote com o coração e esperança”, comentou Leite.

O governador de São Paulo também avalia que a decisão foi assertiva e que o PSDB tende a crescer após os incidentes e que o PSDB, no exercício da democracia e do voto dos seus filiados e mandatários, sairá mais forte e unido.

“Com união e realismo, o PSDB pode ser um grande player nas eleições de 2022, que as prévias se concretizem e o vencedor saia apoado por todos”, acrescentou o senador Arthur Virgílio. (Com informações do Portal UOL)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.