Prévia da inflação é a maior desde o início do Plano Real

Segundo IBGE, IPCA chegará a 1,14% em setembro e acumulado no ano ficará acima dos dois dígitos

Prévia da inflação é a maior desde o início do Plano Real. | Foto: reprodução

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou, nesta sexta-feira (24), a prévia da inflação oficial de setembro em 1,14%. O número é o maior já registrado desde o início do Plano Real, em 1994, quando ficou em 1,63%. A alta no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) se deve, principalmente, ao aumento da gasolina e da energia elétrica.

Em agosto, o IPCA-15 teve variação de 0,89%. Com a prévia do mês de setembro divulgada, a inflação acumulada em 12 meses ultrapassará os dois dígitos, chegará a 10,05%. Os dados estão acima das projeções do mercado.

Segundo o IBGE, oito dos nove produtos e serviços tiveram alta nos preços. A maior variação e o maior impacto vieram de transportes. A gasolina, por exemplo, subiu 2,85%. Nos últimos 12 meses, a variação é de 39,05%.

A energia elétrica teve impacto de 3,61%. Depois, a contribuição para aumento da inflação veio do setor de alimentação e bebidas com alta de 1,27% no mês.

A tendência é que a energia elétrica inflacione cada vez mais. Enquanto a bandeira vermelha de patamar 2, cobrada em agosto, teve acréscimo de R$ 9,492 a cada 100 kWh consumidos, em setembro passou para R$ 14,20.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.