Prestação de contas de Iris é marcada por “alinhamento” entre Poderes

Prefeitura de Goiânia e Câmara Municipal somam forças para superar crise em decorrência da pandemia do novo coronavírus

O prefeito Iris Rezende (MDB) esteve na manhã desta segunda-feira, 1º, na Câmara Municipal de Goiânia para entregar a prestação de contas do primeiro quadrimestre de sua administração. O encontro foi marcado pela cordialidade e alinhamento entre os Poderes.

Desta vez, não foi realizada uma audiência pública por conta da pandemia do novo coronavírus. Segundo o presidente da Casa, vereador Romário Policarpo (Patriota), a prestação de contas seria realizada por meio de uma audiência virtual com o prefeito. “Mas o senhor fez questão de vir pessoalmente, demonstrando seu respeito por essa Casa”, relatou.

“A gente vive momentos difíceis, conversei com algumas pessoas, procurei na história de Goiânia, e nunca vi uma previsão orçamentária em que a do ano seguinte seja menor do que a vigente. E isso vai acontecer”, afirmou Policarpo, ao enfatizar que parte das sobras dos duodécimos foram disponibilizadas para a Secretaria de Saúde.

A queda de arrecadação prevista para 2021 é superior a R$2 bilhões, o que, segundo o presidente da Câmara, coloca o município em um momento novo e muito difícil. “Se o Legislativo e o Executivo não estiverem alinhados, teremos muita dificuldade em enfrentar essa crise”, avaliou.

Em clima de parceria, Romário fez elogios ao prefeito e disse ter aprendido com ele que gestor não pode atrasar o salário do funcionário, “se atrasar um dia já perdeu a credibilidade de cobrar qualquer coisa”. Por isso, a Casa fez uma reserva prevendo que a situação financeira no final do ano pode ser bem pior do que esse início.

De acordo com o vereador Lucas Kitão (PSL), hoje foi realizada a entrega formal do documento para atender aos prazos legais, no entanto, será marcada uma reunião on-line para que todos os vereadores possam participar e fazer questionamentos ao prefeito. A prestação será repassada aos gabinetes e o encontro virtual pode acontecer no decorrer da semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.