“Eleições mais tranquilas da história de Goiás”, diz Leandro Crispim sobre 1º Turno

Presidente do TRE, Leandro Crispim | Foto: Reprodução

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Leandro Crispim, destacou que, segundo informações dos profissionais que atuam no tribunal, o 1º Turno das eleições 2020 foram as mais tranquilas da história de Goiás.

Segundo Crispim, em todo o Estado apenas sete pessoas foram presas neste dia de votação. “A maioria por conta da prática de boca de urna, mas também foram registradas brigas entre eleitores”, afirmou.

O presidente do TRE informou ainda que não foram relatados problemas relacionados ao cumprimento dos protocolos sanitários para prevenção da disseminação da Covid-19. Revelou ainda que, “o quantitativo de substituição de urnas foi insignificante”, disse.

PUC Goiás | Foto: Lívia Barbosa/ Jornal Opção

Sobre os relatos de aglomerações nos locais de votação, Leandro Crispim argumentou que das 2667 seções, somente a PUC do Setor Universitário enfrentou o problema. “Aconteceu pontualmente na PUC do Setor Universitário e a situação foi contornada. Ficou acertado que não acontecerá isso no 2º turno”, adiantou.

O presidente também esclareceu que algumas junções de seções foram feitas e isso ocasionou o aumento no número de eleitores. O horário prioritário também foi citado por Crispim como um fator que pode ter influenciado na aglomeração registrada na capital.

O presidente frisou que Goiás teve que ceder mais de duas mil urnas para o estado de São Paulo. “Isso de certa forma contribuiu para a aglomeração no Setor Universitário. Mas faremos todos os esforços para que isso não aconteça mais”, finalizou.