Presidente do MDB desiste de federação com União Brasil e PSDB

Deputado federal e líder nacional da legenda, Baleia Rossi decidiu que a sigla não irá se federar com nenhum partido em 2022

Apesar das expectativas, em comunicado, o presidente nacional do MDB e deputado federal, Baleia Rossi (SP), decidiu que a sigla não irá se federar com nenhum partido em 2022. Desde que as federações foram aprovadas, Rossi conversava com os presidentes do União Brasil e do PSDB para uma possível aliança, no entanto, o partido preferiu seguir sem a união que teria duração mínima de quatro anos.

Na mensagem divulgada por Rossi, o dirigente teve como objetivo alinhar a estratégia da sigla durante o período da janela partidária – intervalo em que parlamentares podem trocar de partido sem perder o mandato em exercício -, que teve início nesta quinta-feira, 3, e se estende até 2 de abril. Baleia Rossi ainda ressaltou que, mesmo que o MDB não vá se federar, o diálogo com nomes da terceira via permanece.

Isso, porque o partido visa apoiar um candidato a presidência da República que não seja da polarização entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Em fevereiro, Rossi chegou a firmar compromisso com os presidentes do PSDB, Bruno Araújo, e do União Brasil, Luciano Bivar, de tentarem construir, juntos, uma candidatura própria para disputar o pleito presidencial. “Continuamos o diálogo com outros partidos do centro democrático que compartilham do desejo de apresentar uma candidatura alternativa”, declarou Baleia.

Em Goiás, a expectativa para a aliança entre o MDB e o União Brasil, especificamente, era alta, principalmente com a integração do presidente estadual do partido, Daniel Vilela, ao posto de pré-candidato a vice-governador, junto ao governador do estado, Ronaldo Caiado (UB), que busca reeleição neste ano. Já uma possível aliança com o PSDB poderia complicar este cenário, uma vez que, em um contexto local, o presidente do partido, Marconi Perillo, é adversário do atual governador e uma das principais figuras do União Brasil – e aliado do presidente do MDB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.