Em paralelo, presidente da República disse que “se for o caso atrasa um pouco, mas tem que ser aplicado esse ano”

O presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Flávio Roberto de Castro, disse ao Jornal Opção que a “grande tendência” é que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) altere a data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.

Segundo o presidente, tanto o CEE quanto o Conselho Nacional de Secretários Estaduais e o Sindicato das Escolas possuem a mesma opinião sobre a necessidade de alteração do calendário.

“A justificativa do Inep é de que o edital foi aberto apenas para que o processo siga, mas que a grande tendência é alterar a data. O que é de entendimento de todos pois os alunos não conseguirão fazer as provas nesse momento por conta do pouco tempo para preparação”, argumentou Flávio.

Por fim, disparou: “Acreditamos que por volta de agosto ou setembro haverá um posicionamento do Inep no sentido de alterar essas datas”.

O que diz o presidente

Em paralelo, o presidente Jair Bolsonaro comentou sobre o assunto em entrevista coletiva na manhã desta quarta. “Estou conversando com o [Abraham] Weintraub [ministro da Educação]. Se for o caso atrasa um pouco, mas tem que ser aplicado esse ano”.