Presidente da Sifaeg afirma que empresários temiam que CPI tumultuasse ambiente de negócios

Fala foi feita quando questionado na oitiva se havia interesse que a comissão não tivesse sido instalada

Foto: Francisco Costa/Jornal Opção

André Rocha, presidente dos sindicatos da Indústria de Fabricação de Etanol e Açúcar do Estado de Goiás (Sifaeg), durante sua fala na CPI dos Incentivos Fiscais, nesta segunda-feira, 19, afirmou que os empresários temiam, no início do ano, que a instalação da comissão poderia “tumultuar” o ambiente de negócios.

A fala foi feita em resposta ao questionamento feito pelo deputado estadual Henrique Arantes (PTB), que perguntou se Rocha tinha interesse que a comissão não tivesse sido instalada.

O presidente admitiu que ele e outros empresários se reuniram para conversar com presidente da Casa, Lissauer Vieira (PSB), para expor a importância dos incentivos. “Temíamos que o empresário que está de fora tivesse uma impressão errada”, afirmou negando que tivesse ocorrido qualquer tentativa de barrar a CPI.

Contrapartida

Já sobre contrapartidas, questão do relator Humberto Aidar (MDB), André explicou que cada usina de seu segmento faz projetos que são verificados pela secretaria de Economia e Indústria e Comércio. “As usinas que estão espalhadas nos pequenos municípios normalmente são os maiores empregadores destes. Anualmente, são prestadas contas do que utilizou de benefícios e as contrapartidas para Secretaria de Economia e Indústria e Comércio”, disse.

Ele também ressaltou que as indústrias do setor que representa estão instaladas em municípios pequenos do Estado e possibilitaram aumento dos respectivos IDHs. “No nosso caso, desses 29 municípios onde estamos instalados, 20% tem o IDH médio 50% maior que o IDH médio de Goiás, justamente porque nós conseguimos industrializar, agregar uma cadeia produtiva importante, são mais leitos hospitalares, mais leitos de hotelaria, qualquer um desses prefeitos é testemunha disso”, ressaltou.

Ainda sobre pergunta de Humberto Aidar, acerca de venda de crédito outorgado, André disse desconhecer se alguma usina vendeu, mas afirmou que isso seria benéfico para quem está comprando.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.