Presidente da Fecomércio comemora lançamento de sistema que facilita abertura de empresas

Para o presidente da Federação, Marcelo Baiocchi, o ‘Alvará Fácil’ será um grande incentivador para novos negócios em Goiânia

Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

Foi realizado nesta terça-feira, 2, o lançamento do sistema Empresa Fácil, na sede da Federação do Comércio do estado de Goiás (Fecomércio). O objetivo desse modelo é permitir aos empresários, a solicitação, acompanhamento e impressão do Alvará de Funcionamento e o Alvará de Vigilância Sanitária pela internet.

“Nós estamos apostando muito que vai ser um grande incentivador para novos negócios em Goiânia”, afirmou o presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi Carneiro. E explica: “O ‘Alvará Fácil’, sistema de emissão pela internet e o encurtamento do tempo fazem com que os empresários consigam abrir seus negócios com maior rapidez, e quanto mais cedo ele consegue estar com as portas abertas, mais ele fatura, e tem menor custo de abertura, trazendo maiores chances de sucesso dos negócios”.

O presidente reitera que o sistema é benéfico porque vai consumir menos o caixa do empresário. “Vemos nessa ação da prefeitura de Goiânia, como uma ação que vai fomentar os negócios e fortalecer para que dê certo todo o negócio aberto em Goiânia”, disse.

Atualmente, o processo de solicitação de alvará é físico, agora, com o novo sistema, torna-se digital. A agilidade será maior para aqueles empresários que enquadrarem-se nos quinais de baixo risco definidos pelo sistema.

“Antes, a espera era de três, quatro meses, e, dependendo da complexidade do alvará, podia levar até seis meses. Agora, podemos ter o alvará em até 24 horas, e em questão de semanas você consegue abrir seu negócio de pequena complexidade, com maiores chances de dar certo. Isso impacta de forma positiva na geração de empregos, geração de impostos, um círculo virtuoso que sempre temos investido e defendido”, concluiu Baiocchi.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), Celso Camilo, explicou como o sistema pode ser acessado: “Contadores e empresários podem entrar no site da prefeitura, no portal do contribuinte, e ir até o ‘Empresa Fácil’. Lá, poderão preencher os formulários, e imprimi-los em até 24 horas”.

O secretário também falou sobre as vantagens do novo modelo: “Economiza tempo, economiza recursos humanos, mas quem realmente ganha com isso é a população, são os empresários. São mais empregos, é mais renda, é mais retorno, porque agora o processo será mais ágil pela internet”.

Apesar da demora na implantação do sistema na capital, o prefeito Iris Rezende (MDB) também ressaltou a importância da facilidade: “O poder público tem o dever de acompanhar toadas as inovações, todas as áreas da atividade humana. Esse projeto lançado hoje vai favorecer muito aquelas pessoas que levavam semanas, meses, para aprovar um projeto, e agora levarão poucos instantes, aproveitando-se da tecnologia”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.