Caixa admite problemas em aplicativo de auxílio emergencial

Presidente da CEF diz que não é possível acabar com as filas, mas que banco “tomará providências para minimizar o problema”

Pedro Guimarães, presidente da Caixa / Foto: Evaristo Sa / AFP

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, admitiu que o aplicativo do auxílio emergencial de R$ 600 que permite às pessoas receberam em conta poupança digital movimentarem o dinheiro possui problemas. O presidente também disse que não é possível acabar com as filas, mas que o banco “tomará providências para minimizar o problema”.

Segundo Guimarães, houve um “pagamento inimaginável em espaço muito curto de tempo”, e houve “nesta semana uma aglomeração grande”. O presidente confirmou que a Caixa está agindo para reduzir o acúmulo de pessoas, mas que não existe “nenhuma possibilidade de se pagar 50 milhões de pessoas em três semanas se não existir fila”. “Não vou prometer o que é impossível. O que nós faremos é mitigar, reduzir as filas”, disse.

Guimarães também anunciou a contratação de mais dois mil vigilantes para trabalhar na organização das filas e mais 500 recepcionistas para auxiliar no atendimento, entre a sala dos terminais eletrônicos e agência.

Diferentes senhas para diferentes perfis

As filas formadas por causa do auxílio emergencial estão fazendo com que a Caixa Econômica adote medidas para amenizar o problema. Pedro Guimarães declarou que a partir de agora o banco vai distribuir dois tipos de senha: uma para quem pode sacar os recursos e está dentro do cronograma e outra para quem está à procura de informações ou precisa de ajuda para fazer o cadastro no sistema da Caixa porque não tem acesso à internet ou não tem aparelho celular.

O presidente confirmou ainda que no cronograma de pagamento da segunda parcela do auxílio, que será anunciado na próxima semana, o governo vai tomar o cuidado de separar o público do Bolsa Família dos demais trabalhadores.

A Caixa creditou ao todo R$ 10,9 bilhões em contas poupança digital. Pelo aplicativo Caixa Tem, as pessoas podem movimentar os recursos dessa conta, fazer transferências para outras contas bancárias e pagar boletos e contas de luz, água e telefone. Mas o dispositivo tem apresentado problemas de instabilidade frequentes. Para sacar os recursos, também é preciso obter uma senha no aplicativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.