Presidente da Assembleia desmente informação sobre baixo quórum em sessões

Vitti destacou produtividade da Casa, a qual, segundo ele, não tem pautas travadas ou atraso de votações

O presidente Assembleia Legislativa, José Vitti (PSDB) | Alego

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, José Vitti (PSDB), rebateu nesta semana a notícia de que a Casa de leis deixou de abrir sessões por falta de quórum. À imprensa, o tucano afirmou que nenhuma sessão deste ano deixou de ser aberta por falta de quórum e ainda destacou a presença de todos os 41 deputados no plenário na última terça-feira (17).

O presidente ainda destacou a produtividade da Casa, a qual, segundo ele, não tem pautas travadas ou atraso de votações. No entendimento de Vitti, falta de quórum é quando não se tem número mínimo de 14 parlamentares para garantir a abertura de uma sessão.

“O que existe aqui, muitas vezes, são manobras de algumas bancadas que ficam em obstrução. Isso não é falta de quórum. No meu entendimento, falta de quórum é não abrir uma sessão, é não poder entrar na Ordem do Dia para votar. Quando a gente entra na Ordem do Dia já teve sessão na Casa”, argumentou o parlamentar.

Vitti também comentou que o fato de algum parlamentar ou bancada se recusar a registrar presença faz parte de “manobra regimental”, segundo ele comum em todos os parlamentos. “Isso é um jogo e cada vez mais vai se acirrar, porque estamos à beira das eleições e os recursos que a oposição tem são travar as votações que são importantes para o Governo”, acrescentou.

O deputado ainda lembrou que muitas vezes os parlamentares não se encontram em plenário por causa de atividades e atendimentos fora da Casa, mas ressaltou que essa dinâmica não tem prejudicado o andamento dos processos legislativos.

“Nós não temos absolutamente nenhum problema com pauta cheia, não temos nenhuma categoria ou projeto que chegou e não foi votado em tempo hábil, não temos reclamação por parte do Governo e de nenhum parlamentar, ou seja, nós estamos trabalhando na maneira que somos demandados”, finalizou.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.