Presidente da Alego anuncia plataforma digital que amplia transparência da Casa

Segundo José Vitti, recurso agrega valor ao trabalho dos deputados, já que assim eles terão maior volume de opinião e sugestões nas votações das proposituras

José Vitti testa nova ferramenta da Alego | Foto: divulgação

Com o objetivo de aumentar a transparência da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o presidente da Casa, José Vitti (PSDB), anunciou uma nova ferramenta à pauta prévia que os deputados acompanham online em plenário durante a votação da Ordem do Dia, chamada de Opine Cidadão.

A plataforma digital é vinculada ao site da Casa e permite ao usuário manifestar sua posição, se a favor ou contra, sobre qualquer matéria em tramitação. A quantidade de votos favoráveis e contrários agora pode ser observada abaixo da descrição de informações sobre o projeto, a qual inclui número, autor e teor.

O mecanismo pode ser acessado pelos deputados por meio dos tablets que ficam nas bancadas do Plenário ou por qualquer computador conectado à rede da Alego.

Segundo Vitti, a novidade já pôde ser conferida pelos parlamentares nas sessões ordinárias. O recurso agrega valor ao trabalho dos deputados, já que assim eles terão maior volume de opinião e sugestões nas votações das proposituras de iniciativa deles próprios, do Governo estadual e de outros órgãos.

“O nosso compromisso, desde que assumimos comando do Legislativo, é ampliar a transparência dos atos do deste Poder e mecanismos que aprimorem o debate público. Fico feliz em ver que mais um importante passo foi dado”, sublinhou.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.