Palácio do Planalto frauda perfil de Míriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg

Informações dos jornalistas do “O Globo” e da CBN nacional foram modificadas em maio do ano passado. Alterações foram identificadas a partir de IP do prédio da presidência

Grife em amarelo mostra trecho incluso pelo IP do Palácio do Planalto | Foto: Reprodução/Wikipédia

Grife em amarelo mostra trecho incluso pelo IP do Palácio do Planalto | Foto: Reprodução/Wikipédia

Os perfis na Wikipédia dos jornalistas de economia Míriam Leitão, colunista do “O Globo”, e de Carlos Alberto Sardenberg, âncora da CBN nacional e da Rede Globo, foram alterados a partir da rede de internet do Palácio do Planalto. O objetivo era o de criticá-los na enciclopédia colaborativa virtual. O site permite que qualquer usuário da internet possa inserir ou exlcuir informações.

As fraudes foram praticadas a partir do IP — da sigla em inglês Internet Protocol, identidade digital que permite saber de onde partiram as modificações — da Presidência da República. Com o número do protocolo 200.181.15.10 foi possível identificar que os textos sobre os dois profissionais foram adulterados nos dias 10 e 13 de maio de 2013 . Veja os históricos de alterações das Míriam Leitão e Carlos Alberto Sarderberg.

A primeira mudança (às 16h43min) qualificou as análises dela como “desastrosas”. Após três dias (18h32min), a rede da Presidência da República novamente apareceu. Desta vez, para incluir informações contra ela, fazendo associações ao banqueiro Daniel Dantas.

“Míriam Leitão fez a mais corajosa e apaixonada defesa de Daniel Dantas, ex-banqueiro condenado por corrupção entre outros crimes contra o patrimônio público. A forma como Míriam Leitão se envolveu na defesa de Dantas chamou a atenção de Carlos Alberto Sardenberg, seu companheiro na CBN, para quem a jornalista estava diferente naqueles dias. Para Míriam Leitão, apesar do vídeo que flagrava o suborno a um delegado da Polícia Federal, a prisão de Dantas não se justificava, posto que se tratava de coisas do passado”, relata o trecho.

Às 18h50m, foi feita a última alteração: “No entanto, algumas de suas análises se mostraram desastrosas. Se fiando nas análises de Miriam Leitão sobre o câmbio, Roberto Marinho fez uma enorme dívida em moeda estrangeira. Em 1999, com a expressiva desvalorização do real, as dívidas da Rede Globo quase a colocaram na bancarrota, tendo sido necessário o dinheiro público do BNDES para manter suas atividades”.

Jornalistas tiveram informações alteradas no Wikipedia por meio de IP do Palácio do Planalto | Fotos: Reprodução/Wikipédia

Jornalistas tiveram informações alteradas no Wikipedia por meio de IP do Palácio do Planalto | Fotos: Reprodução/Wikipédia

No caso de Carlos Sardenberg, a primeira alteração ocorreu quatro horas antes das mudanças no perfil de Míriam Leitão, no dia 10, às 12h51min. A parte original dizia que ele era um dos principais críticos das políticas econômicas da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ambos petistas.

Naquele dia, foi complementado que “principalmente em relação aos cortes dos juros promovidos nesses governos. É irmão de Rubens Sardenberg, economista-chefe da Febraban, instituição que tem grande interesse na manutenção de juros altos no Brasil, uma medida geralmente defendida também por Carlos Alberto Sardenberg em suas colunas. Já cometeu erros notáveis em suas previsões, como afirmar que ‘(…)a economia mundial segue em marcha de sólido crescimento. Sólido porque não é nenhuma bolha financeira (…)’ um ano antes de estourar a crise mundial de 2008”.

Passados três dias (às 14h31m), a rede do Palácio do Planalto foi utilizada para críticas explícitas ao jornalista: “A relação familiar denota um conflito de interesse em sua posição como colunista econômico”.

Segundo o “Globo”, o IP foi usado ao longo dos três anos e meio do governo de Dilma Rousseff para fazer cerca 170 alterações na enciclopédia. De acordo com a Presidência da República, o endereço citado é o “geral do servidor da rede sem fio do Palácio do Planalto”. Por isso, qualquer usuário poderia acessar a rede de internet móvel para realizar as alterações.

12 respostas para “Palácio do Planalto frauda perfil de Míriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg”

  1. Avatar Alberto disse:

    PT , esta em final de governo . Ditadura petista.

  2. Avatar Antonio Alves disse:

    Se de fato isso aconteceu, deve ter sido uma pessoa muito ingênua, pois quem tem alguma noção de informática sabe que usar um computador do Planalto para fazer isso seria um suicídio. Ou provavelmente alguém fez a proposito para arranhar a imagem do Governo.

  3. Avatar julio santos disse:

    é uma espécie de terrorismo narcopetista feito contra jornalista que ousam criticar o partidão!

  4. Avatar Luis Antonio Aragão disse:

    quando vem a réplica, tome choro

  5. Avatar Rogério Maestri disse:

    Caros amigos.

    Infelizmente tenho que avisar que a Wikipédia é a verdadeira Casa de Irene como grande parte da Internet. Se é um assunto técnico em que as pessoas não tem interesse de editar as informações são mais fiáveis, porém quando são assuntos mais atuais e que tem interesses antagônicos, QUALQUER UM PODE MODIFICAR, a Globo não informou por exemplo que entre os dias 5 e 16 de julho de 2014 esta enciclopédia virtual apresentava dados que denegriam a imagem tanto da Miriam Leitão como da Presidente Dilma e do ex-presidente Lula.

    Se olharmos nos quadros de revisão do verbete Miriam Leitão da Wikipédia veremos as seguintes informações nesta data:

    Ocupação Urubóloga

    Cônjuge: Dilma Roussef (amante) Lula (amante).

    Também na mesma edição estava escrito:

    Ela é formanda em urubologia e quer destruir Brasília, por isso absorve 2 chis ao mesmo tempo, chi do Tso Lan e do Dai Gui. A sua amante a presidenta Dilma Rousseff absorve 3 chis ao mesmo tempo chi do Tchang Zu, Dai Gui e Po Kong, já o seu outro amante o ex-presidente Lula absorveu somente o chi do Tchang Zu.

    Ou seja, um monte de besteiras, com ofensas pessoais a Miriam, Dilma e Lula, e ninguém fala disto.

    A Wikipédia não é censurada por ninguém, isto é em parte positivo mas em parte permite qualquer um com IP válido editar qualquer coisa!

  6. Avatar Willians Francisco de Paula disse:

    toda verdade sera punida ela faz isso mesmo e todos sabem ..isso mostra que não podemos falar deles mês ele podem sim nos difamar . e criar noticioas fantasiosas que não sofreram nada

  7. Avatar Limarco Marco A Lima disse:

    Peraí”! As alterações ocorreram em maio/2013, e só agora os “grandes” jornalistas se aperceberam do fato? Das duas uma: Ou ninguém esta aí com os dois, ou ninguém está aí para o Wikipédia. Quanto ao PSDB, normal; lhe cabe esse papel ridículo.

  8. Avatar Raimundo Boaventura disse:

    Se conseguirem demonstrar se houve mentiras tudo bem. A realidade é que muitas verdades deixaram de serem ditas. São ambos tropa de elite da banca nacional e internacional. Para ambos, quanto mais o povo se lascar e seus patrocinadores se derem bem, estaremos no rumo certo. Entendem de tudo, porém não sabem de nada. Levam aos microfones uma “pesca” e se arvoram de fazerem análises.
    Acho uma perda de tempo dar tanta visibilidade a personagens tão insignificantes, salvo aos seus promotores: a banca.

  9. Avatar Joaquim Palmas disse:

    Até onde vai a sanha comunista pelo poder ! Quem agora vai acreditar no Wikipédia ja q qq imundo petralha de dentro do covil do planalto pode ir lá e alterar os dados ! Um projeto humanitário jogado em descrédito !

  10. Avatar Rafael Carvalho disse:

    Amigos do jornal opção, eu já fui no palácio do planalto como visitante e sei que o wi-fi de lá é livre, como acontece por exemplo na sede do governo paulista, inclusive, há uma alteração na página do Raul Seixas na wikipédia feita com o IP do P. dos Bandeirantes, nem por isso posso dizer que é obra governamental.
    Na próxima vez, sejam mais coerentes!

  11. Avatar Welington Gasparini disse:

    O sr.Antonio Alves deve de ser um daqueles “Sabe de nada inocente” ou os que acham que a quadrilha do José Dirceu são presos politicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.