Com o período de chuvas se aproximando junto do medo de novos alagamentos, a Prefeitura de Goiânia concluiu obras de drenagem em três bairros da capital. Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), outros sete projetos estão em andamento e outros três devem ser iniciados nesta semana.

Entre os locais com obras concluídas estão os bairros Chácaras Maringá, Mansões Paraíso e Parque Oeste Industrial. No primeiro, o Paço Municipal realizou um investimento de R$ 3,3 milhões para uma rede de 3,5 quilômetros de drenagem pluvial. Em seguida, o setor passará por um processo de pavimentação.

Já nas outras duas localidades foram realizadas obras no sistema de drenagem. Por exemplo, o Setor Mansões Paraíso recebeu uma nova rede drenagem e tubulações pluviais. Já no Parque Oeste Industrial foi construído um sistema de micro e macrodrenagem de águas pluviais.

As obras em andamentos estão espalhadas em diversos setores, incluindo rede de drenagem na Avenida C-107, no Jardim América. O local é um dos principais pontos de alagamento da capital e ficou conhecido após a morte do motociclista Warley Melo, de 22 anos. Ele foi arrastado por um enxurrada e foi parar no córrego Cascavel.

Também estão em andamento obras evolvendo a drenagem nos setores: Bairro Feliz, Bairro Goiá, Chácaras de Recreio São Joaquim, Jardim Europa, Jardim Novo Petrópolis e Solar Ville.

Nesta semana, o Paço Municipal também anunciou que realizará a ampliação de drenagem no Conjunto Vera Cruz e obras na Ponte da Avenida C, em cima do Córrego Cadeirinha, no Setor Panorama. Além de um investimento de R$ 15 milhões na região da antiga Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), envolvendo o Centro de Goiânia, e os setores Aeroporto e Oeste.

Plano de drenagem do Setor Jaó

No último mês, o titular da Seinfra, Denes Pereira, contou ao Jornal Opção que a Prefeitura de Goiânia está estudando um plano de drenagem para o Setor Jaó. Segundo o secretário, um dos principais focos do projeto seria a Rua da Divisa, um dos principais pontos de alagamento da capital.

Entretanto, a Seinfra não informou qual é a previsão para que as obras sejam iniciadas na região. Na última atualização, Denes contou que está sendo realizado um mapeamento do bairro.

Leia também:

Prefeitura estuda plano de drenagem no Setor Jaó com foco na Rua da Divisa

Sem drenagem eficiente, chuvas breves e fortes causam danos e mortes em Goiânia