A auditoria preliminar nas contas da gestão de Naçoitan Leite (sem partido) na prefeitura de Iporá indica um déficit aproximado de R$ 60 milhões. As informações, obtidas com exclusividade pela reportagem, revelam ainda que há suspeita de desvio de finalidade de emendas parlamentares enviadas ao município. O processo é acompanhado pelo Ministério Público de Goiás (MPGO) e pela Câmara Municipal do município.

O Jornal Opção entrou em contato com a defesa de Naçoitan e com a Prefeitura de Iporá, e aguarda um retorno.

Leia também: Prefeito de Iporá é indiciado por tentar matar ex-esposa e o namorado

O procedimento pode ser concluído ainda esta semana, e a divulgação deve ocorrer na sexta-feira, 19.

A auditoria teve início após o afastamento do prefeito por suspeita de tentativa de homicídio contra a ex-namorada e o namorado dela. Naçoitan foi indiciado pela Polícia Civil por tentativa de feminicídio, tentativa de homicídio, fraude processual majorada e posse de arma de fogo de uso restrito com numeração raspada.

Heb Kellen (Republicanos), vereadora e presidente da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que pede o impeachment de Naçoitan, afirma que tem acompanhado de perto o processo e destaca que ‘muita coisa errada já foi encontrada’. Ela cita, como exemplo, uma emenda de R$ 300 mil enviada por um ex-deputado federal para a construção de um muro para o parque agropecuário da cidade.

“O recurso foi prometido para o Sindicato Rural, mas o dinheiro não esta mais na conta e o muro não foi feito”, disse.

Relembre o caso

Naçoitan é investigado por invadir a casa da ex e atirar ao menos 15 vezes contra a mulher e o namorado dela. A invasão aconteceu na madrugada do dia 18 de novembro do ano passado, sendo que o prefeito fugiu logo após o crime. A Justiça determinou a prisão de Naçoitan no mesmo dia.

Quando se entregou, por meio das redes sociais, o prefeito afirmou estar à disposição da Justiça, declarando: “Me apresento, neste momento, às autoridades policiais de maneira voluntária. Estou disposto a colaborar com a justiça em todos os aspectos necessários”.

Leia também:

Algemado, Naçoitan Leite deixa fórum de Iporá usando uniforme do presídio

Câmara de Iporá rejeita ampliação da licença de prefeito acusado de tentar matar ex-mulher