Prefeituras de Goiânia e Anápolis celebram o dia do homem enfocando nos cuidados com a saúde

Enquanto a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia desenvolve atendimentos orientados de prevenção e tratamento, a administração Anapolina oferecerá serviços como aferição de pressão e exames de glicemia

As prefeituras de Goiânia e Anápolis celebram o dia do homem, nesta terça-feira (15/7), enfocando nos cuidados à saúde dessa parcela da população, que é a maioria no número de mortos devido a doenças. Enquanto a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) desenvolve atendimentos orientados de prevenção e tratamento, a administração Anapolina oferecerá serviços como aferição de pressão e exames de glicemia.

A Prefeitura de Goiânia destaca que, segundo dados do Ministério da Saúde, de cada cinco pessoas que morrem entre 20 e 30 anos de idade, quatro são do sexo masculino, por isso o homem é um público prioritário no atendimento de saúde. Em Goiânia, na rede pública municipal, 63 Centros de Saúde da Família (CFS) estão capacitados para atender os homens nas suas necessidades de saúde.

Dentre as principais causas de morte e doenças no sexo masculino estão câncer de próstata, doenças do coração, pneumonia, cirrose e obesidade. Muitas dessas doenças poderiam ser prevenidas e tratadas com consultas médicas regulares, mas, acredita-se que por motivos culturais o homem tem mais dificuldade de procurar cuidados em saúde.

A Prefeitura de Goiânia destaca que uma das estratégias da Secretaria de Saúde para driblar as dificuldades em procurar ajuda médica são os atendimentos em horários alternativos, com consultas inclusive aos sábados. Além das consultas de rotina, os pacientes realizam a prevenção ao câncer de próstata, participam de ações conjuntas em saúde, como o planejamento familiar, e procedimentos como a vasectomia.

O Executivo de Anápolis, além das ações voltadas à saúde, promove atividades culturais nesta terça-feira, como teatro e apresentações musicais com uma dupla de violeiros. O evento começa às 14 horas, na sede do CRAS localizada na Avenida João Florentino, quadra 41, lote 35 – Residencial das Flores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.