Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Sustentável, Paulo César Pereira, as propostas devem respeitar os aspectos históricos, importância da execução do projeto e a acessibilidade do local

Foto: Fernando Leite Jornal Opção
Foto: Carlos Costa 

Duas empresas apresentaram na manhã desta segunda-feira (20/10) propostas para as obras de requalificação da Praça Pedro Ludovico Teixeira, a Praça Cívica. Os envelopes da Construtora Biapó Ltda e a Marson Engenharia Ltda. foram abertos na Sala de Licitações, localizada no Bloco B do Palácio das Campinas Venerando de Freitas Borges (Paço Municipal).

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Sustentável, Paulo César Pereira, as propostas devem respeitar os aspectos históricos, importância da execução do projeto e a acessibilidade do local. “A nossa intenção é eliminar o estacionamento existente e, definitivamente, devolver a Praça Cívica às pessoas”, disse.

O projeto de requalificação da Praça Cívica está entre os 425 selecionados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelos Ministérios de Cultura e do Planejamento, Orçamento e Gestão. Os recursos serão utilizados para obras de reestruturação, reconstrução e conservação de imóveis e espaços públicos.

Paulo explicou que assim que assim que o processo licitatório foi concluído, a obra será iniciada imediatamente. “A previsão de toda a obra de requalificação é que seja executada em dez meses, ou seja, a inauguração será em 2015”, disse.

Entre os pontos que devem ser restaurados estão as fontes luminosas, obeliscos com luminárias, relógios, coreto, o Monumento às Três Raças, a estátua Pedro Ludovico Teixeira e a antiga sede da Prefeitura de Goiânia, que hoje serve como ponto de atendimento da administração municipal.