Prefeitura quer investir R$ 2 bilhões na modernização de Goiânia

Projeto busca ampliar as ações de inserção da cidade em um patamar inteligente durante o quadriênio de 2022 a 2025

Em entrevista ao Jornal Opção, a secretária de Relações Institucionais em Goiânia, Valéria Petersen, detalhou sobre o decreto assinado pelo prefeito da cidade, Rogério Cruz (Republicanos) em agosto. O documento visa ampliar as ações de inserção da cidade em um patamar inteligente durante o quadriênio de 2022 a 2025, com o investimento de R$ 2 bilhões.

Entre as obras que vêm sendo encabeçadas no projeto, estão a construção de pontes, pavimentação asfáltica, reforma e ampliação de escolas, melhorias e implementos em habitação, mobilidade, iluminação pública e instalação de câmeras de videomonitoramento.

Outros aspectos também são prioridade, como a modernização do Alvará Fácil, ampliação do Data Center da Prefeitura, utilização de semáforos inteligentes, modernização do parque luminotécnico da cidade e a requalificação da Avenida Anhanguera. Além disso, na educação, são previstas a construção de escolas em tempo integral e a aquisição de tablets e kits de robótica.

“São ações prioritárias, de crescimento da cidade”, pontua a secretária. Para que sejam colocadas em prática, as articulações de Rogério Cruz para a captação de recursos se mostra a todo vapor. “Todas as nossas audiências em Brasília são com projetos com a planilha do Cidade Inteligente. Do custo ao tempo de execução”, complementou Valéria.

Estão sendo obtidas, portanto, desde emendas parlamentares, empréstimos até recursos do governo federal. Petersen explica, inclusive, que é mais vantajoso a obtenção de empréstimos e financiamento à cidade do que esperar ter dinheiro no caixa para conseguir custear sozinho as obras e modernizar a cidade. “Com o empréstimo o prefeito pode parcelar as estruturas e a própria valorização daquele lote pode pagar o empréstimo e todo o investimento”, pontua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.