Prefeitura promete redobrar fiscalização após reabertura de comércio
21 junho 2020 às 15h05

COMPARTILHAR
Dentre restrições que devem apertar, está quanto ao uso obrigatório de máscaras. Agentes da GCM poderão abordar populares que insistirem em não usar o item de proteção e multar em R$627,38

Com a reabertura do comércio varejista, profissionais liberais, shoppings e serviços a partir da próxima segunda-feira, 22, a prefeitura deve reforçar a fiscalização do cumprimento das normas sanitárias para evitar o máximo possível a propagação do SARS-COV-2.
“Vai continuar sendo feita pela Central de Fiscalização Covid-19, que é uma unidade instituída na prefeitura e que conta com a participação de sete secretarias. São mais de 20 equipes, envolvendo fiscais, agentes da Guarda-Civil Metropolitana e, eventualmente, a Polícia Militar também nos ajuda”, informou o secretário municipal de de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), Walison Moreira.
“Essas equipes avaliarão o cumprimento das medidas de vigilância sanitária que agora o comércio e os serviços vão precisar implementar. A fiscalização será pela central”, contou. “Os estabelecimentos comerciais e de serviços que não podiam receber clientes, não estavam com permissão de atendimento presencial, agora podem receber as pessoas. Recebendo as pessoas dentro do estabelecimento os protocolos aumentam. A quantidade de restrições aumenta”, disse o titular.
“São as mesmas regras utilizadas para estabelecimentos que já podiam receber clientes, como farmácias. O distanciamento entre clientes dentro do estabelecimento, o distanciamento entre os funcionários e os clientes, no caso do caixa, tem que haver um aparato para diminuir o risco de contágio entre o atendente e a pessoa que está pagando. Existe uma série de restrições que serão publicadas junto com o decreto no Diário Oficial do Município”, explicou Walison.
Ele reforça que a partir de agora o uso de máscaras em locais públicos e de uso coletivo é obrigatório e poderá ser aplicado multa. “A Guarda-Civil Metropolitana pode abordar as pessoas. Vai solicitar dados pessoais e endereço, enviar para a prefeitura, que irá autuar a pessoa que insiste em não utilizar as máscaras. Evidentemente a prefeitura não quer multar ninguém. Vai começar de forma mais orientativa, mas quem insistir em descumprir terá de pagar uma multa de R$627,38”, contou.
Região da 44
A região da 44 não deverá abrir na segunda-feira, 22. No entanto, a prefeitura irá liberar o funcionamento para a semana seguinte. “Irá abrir no dia 30, terça-feira. Vão abrir depois, pois a quantidade de protocolo que precisam seguir é maior. Aquela região não vai permitir estacionamento, existirão barreiras sanitárias para impedir o acesso das pessoas por quaisquer vias. Aquela região está sendo preparada para receber os compradores”, ressaltou Walison.