Prefeitura prevê colheita de 300 kg de hortaliças em horta modelo do Paço Municipal

Produtos serão doados a famílias carentes. De 2019 até outubro deste ano, soma totalizará cerca de 6 toneladas

Cerca de 300 quilos de hortaliças serão colhidas nesta sexta-feira, 9, na Horta Modelo cultivada em área do Paço Municipal. Os alimentos serão distribuídos para o Banco de Alimentos gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), para distribuição à famílias carentes da Capital. No ano de 2020, estima-se um total de quatro toneladas de colheita.

A ação integra projeto Horta Para Todos, idealizada pela primeira-dama, Iris de Araújo, desde a década de 1980, que tem o objetivo de ocupar espaços públicos ociosos e fomentar o trabalho coletivo e de cooperação. Atualmente, três hortas pela cidade estão sendo mantidas e a área cultivada no Paço chega a mil metros quadrados.

É neste local que a Sedetec oferece cursos gratuitos sobre agricultura familiar, em que os participantes aprendem a plantar, adubar o solo e a colher. Segundo o gerente de fomento e agricultura familiar, Alaor Castanheira, o projeto ajuda a cidade também com relação à segurança pública.

“Aproveitamos espaços como terrenos baldios, onde há descarte de lixo e também vira esconderijo de vândalos. Para ele, é um jeito de não só valorizar os espaços, mas também promover a cidadania”, afirmou.

Entre as hortaliças serão colhidos alface, couve, acelga, salsinha, almeirão, jiló e quiabo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.