Prefeitura monitora casos de Covid-19 através de telemedicina, em Goiânia

objetivo do monitoramento, feito diariamente, é acompanhar a situação clínica dos pacientes e quebrar a cadeia de transmissão

Atendimento por telemedicina em Goiânia | Foto: Ascom

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), monitora por meio de telemedicina os casos suspeitos e confirmados de Covid-19 e que permanecem em casa, em isolamento domiciliar. 

O objetivo do monitoramento, feito diariamente, é acompanhar a situação clínica dos pacientes e quebrar a cadeia de transmissão do coronavírus.

O trabalho de monitoramento visa identificar precocemente sinais e sintomas de alerta ou de gravidade da doença. Caso seja necessário encaminhando, assim, os pacientes para serviços de saúde de urgência e emergência, quando necessário e em tempo oportuno.

Estrutura

Para isso, foi montada uma estrutura com 26 estações com computador, monitor, linha telefônica e web câmera para o contato com o paciente.

O acompanhamento é feito por equipes compostas por médicos, enfermeiros, psicólogas, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistente social e educadores físicos da SMS, além de professores da Faculdade de Medicina e de Enfermagem da UFG.

Em 14 dias o paciente confirmado para COVID-19 e que não apresentar sintomas da doença recebe alta do telemonitoramento.

Os pacientes COVID-19 positivos e sintomáticos recebem alta após os 14 dias ou mais de monitoramento, desde que estejam assintomáticos por 72 horas. Quando é identificada a necessidade de atendimento presencial, os doentes são encaminhados para os serviços de saúde de urgência e emergência.

Uma resposta para “Prefeitura monitora casos de Covid-19 através de telemedicina, em Goiânia”

  1. Ronaldo de Oliveira Costa disse:

    sitomas de covid-19

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.