Prefeitura inicia campanha de vacinação contra Poliomielite e Sarampo neste sábado (8/11)

São 102 unidades de saúde responsáveis por disponibilizar as vacinas para imunizar crianças entre seis meses e cinco anos. Ação vai até o dia 28 de novembro

Foto: Camila Rodrigues / Arquivo Palácio Piratini

Foto: Camila Rodrigues / Arquivo Palácio Piratini

A Secretaria Municipal de Saúde começa a imunização de crianças entre seis meses e cinco anos contra a Poliomielite e o Sarampo, neste sábado (8/11). As duas campanhas de vacinação, desenvolvidas pelo Ministério da Saúde, seguem até o dia 28 de novembro em 102 postos de vacinação, sendo 76 fixos e 26 postos volantes. A abertura oficial será realizada no Centro de Saúde da Família Ville de France, às 8 horas. Cerca de 1,2 mil trabalhadores da saúde estarão envolvidos na ação.

Mesmo que a criança não possua o cartão de vacinação, os responsáveis podem (e devem) vacinar os filhos. No total, estarão disponíveis vacinas contra a Poliomielite Oral (VOP), Poliomielite Inativada (VIP), Tríplice Viral e Tetra Viral. As unidades que contam com sala de vacina também ofertarão as demais vacinas do calendário básico de vacinação da criança, onde os pais podem recuperar cartões perdidos.

“Pólio”
De acordo com a SMS, o Brasil é um país livre da Poliomielite desde 1990. Para manter a alta cobertura vacinal, o Ministério da Saúde promove a 35ª edição da Vacinação contra a Poliomielite. Segundo a coordenadora de Imunização, Grécia Pessoni, o objetivo é evitar a reintrodução do vírus selvagem da doença nos municípios brasileiros.

A prefeitura espera que, de um total de 83.054 crianças, pelo menos 95% delas (78.901 crianças) devem ser imunizadas. A vacina oral poliomielite (VOP) tem eficácia de 90 a 95% com três doses.

Sarampo
A meta da vacinação contra o Sarampo é imunizar menores de cinco anos que ainda não receberam a vacina e manter o estado de eliminação da doença no país. A imunização também visa garantir a proteção das crianças que não tiveram resposta satisfatória à vacina. A população-alvo é de 72.043 crianças e a meta mínima é de 95% delas (68.783 crianças).

Confira a lista completa dos postos de Vacinação

Serviço
Abertura da Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Seguimento contra Sarampo
Data: 8 de novembro de 2014
Horário: Das 8h às 17h
Local: UABSF Ville de France (Rua Pires Figueiredo, Quadra 04, Lote 03, Residencial Ville de France)
Contato: (62) 3284-8382

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.