Prefeitura inaugura central de atendimentos nos moldes do Vapt Vupt

Atende Fácil reúne cerca de 250 serviços no Paço Municipal para facilitar e deve atender até duas mil pessoas por dia

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O prefeito Paulo Garcia (PT) inaugurou nesta segunda-feira (30/5) a primeira central de relacionamento presencial da prefeitura de Goiânia. O Atende Fácil pretende facilitar o acesso a aproximadamente 250 serviços prestados pela administração da Capital. Concebida aos moldes do Vapt Vupt e de outras Centrais de Atendimento Integrado espalhadas pelo país desde o início da década de 90, a Atende Fácil tem capacidade para atender duas mil pessoas por dia em 31 guichês.

Instalada no Palácio das Campinas Venerando de Freitas Borges (Paço Municipal), no Park Lozandes, a Atende Fácil funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados e pontos facultativos, das 7h às 12h.

Inicialmente, a unidade reúne serviços de oito órgãos: Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Vigilância Sanitária e das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), Finanças (Sefin), Administração (Semad), Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), e Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT).

“Essa central foi pensada como forma de concentrar em um único espaço físico a prestação de diversos serviços públicos e de utilidade pública, com a infraestrutura necessária para garantir conforto e comodidade aos cidadãos e cidadãs desta cidade. Queremos propiciar aos munícipes alto padrão de atendimento que proporcione diminuição de tempo e de custo tanto para a prefeitura quanto para os homens e mulheres desta cidade”, explica Paulo Garcia.

A equipe de gestão da central instalada no Paço Municipal (coordenador, supervisores e apoios administrativos e de informática) passou por um processo de seleção e treinamento em parceria com a Superintendência de Gestão do Vapt Vupt, divisão da Secretaria de Gestão e Planejamento do Governo de Goiás. “Por duas semanas, puderam vivenciar a rotina administrativa das Unidades Vapt Vupt da Capital”, conta Sacarpa. Ao todo, 81 servidores atuarão em dois turnos na central que o prefeito Paulo Garcia inaugura nesta segunda-feira.

“A qualificação dos servidores envolvidos é um dos principais fatores de sucesso do Programa Integrado de Atendimento ao Cidadão, o Atende Fácil. Todos os servidores em exercício na Central de Relacionamento Presencial foram capacitados dentro das áreas de atuação e foram submetidos ao Treinamento de Excelência no Atendimento e das Normas de programa”, afirma o superintendente de Planejamento Governamental, Eduardo Scarpa

Para implantação da Atende Fácil no Paço Municipal, a prefeitura investiu R$ 729,8 mil. O montante inclui obras para adequação do espaço, aquisição de mobiliário e equipamentos como os de informática, por exemplo. “Estamos preparados para levar à resolução dos problemas dos cidadãos na forma da lei e da melhor maneira possível. A gestão Paulo Garcia persegue uma nova lógica de atendimento ao cidadão, em que o público é prioridade máxima. O prefeito tem outra visão da administração pública: a ênfase é no atendimento de qualidade. Vamos provar que essa qualificação é possível”, diz o secretário municipal de Finanças, Jeovalter Correia.

Por mês, a manutenção da unidade deve demandar cerca de R$ 90 mil dos cofres públicos. Valor é referente a despesas como água mineral, água, luz, telefone, impressões, manutenção de equipamentos e gratificação de servidores. A gestão da unidade está a cargo da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), comandada por Jeolvalter Correia.

Segundo o secretário, o novo órgão de atendimento deve agilizar processo como requerimento de projetos junto à Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), ou o cálculo do Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ISTI), que antes levava até 10 dias para ser feito e agora será realizado de forma imediata. . Durante a solenidade de entrega da agência, Paulo Garcia assinou decreto para a instalação de uma central de relacionamento presencial também no Mercado do Setor Pedro Ludovico, na Região Sul de Goiânia.

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