Prefeitura de Goiânia realiza entregas de estruturas para trânsito e Saúde nesta quarta-feira, 23

Serão entregues, nesta quarta-feira, 23, ampliação da Marginal Botafogo, Unidade de Pronto Atendimento (Upa) e Centro Integrado de Atenção Médico Sanitária (Ciams)

A Prefeitura de Goiânia inaugura nesta quarta-feira, 23, às 9h, a Unidade de Pronto Atendimento (Upa) e o Centro Integrado de Atenção Médico Sanitária (Ciams). Na mesma data, às 11h, será entregue a ampliação da Marginal Botafogo no trecho que liga Avenida Jamel Cecílio, no Jardim Goiás, à Avenida Segunda Radial, na altura do Setor Pedro Ludovico.

O prolongamento da Marginal Botafogo iniciou em 2019 e abrange a construção de uma pista de rolamento na margem lateral direita do córrego Botafogo com aproximadamente 1,7km de extensão, obras de drenagem e recomposição do leito do córrego Botafogo, com sua canalização, duas alças de acesso à avenida e as pontes da Avenida Segunda Radial

As obras executadas na Marginal Botafogo compõem também um dos maiores investimentos realizados na área de trânsito e mobilidade na capital nos últimos anos, o Complexo Viário da Avenida Jamel Cecílio, na região Centro-Sul da capital. Executado pela Prefeitura de Goiânia, o complexo também engloba um elevado, um viaduto em nível e uma trincheira, e também está em fase de conclusão.

Após a conclusão do complexo, a Avenida Jamel Cecílio deverá passar por meio de um elevado dando fluidez aos veículos que trafegam entre o Jardim Goiás e os setores Sul e Marista. No nível da Alameda Leopoldo de Bulhões será construída uma rotatória, na rua já existente, e a Marginal Botafogo passará em trincheira por baixo de tudo.

Saúde

A solenidade para inauguração da Upa e Ciams contará com as presenças do prefeito Iris Rezende e da secretária de Saúde, Fátima Mrué. 

Com a área ampliada em 1.200 metros quadrados, o prédio onde funcionava o antigo Centro de Atenção Integrada à Saúde (Cais) Jardim América, vai oferecer dois serviços: Upa 24 horas para atendimento de urgência e Centro Integrado de Atenção Médico Sanitária (Ciams) para ambulatório. A capacidade dos dois serviços é de mais de 10 mil atendimentos por mês (10.235).

A secretaria de Saúde, Fátima Mrué, explica que a parte ambulatorial vai contar com duas grandes novidades. “Vamos ter o Centro Integrado de Pediatria, o Ciped, com diversas especialidades pediátricas e o Centro de Especialidades Odontológicas, o Ceo, que vai atender adultos e crianças. São serviços importantíssimos para a população”, comemora.

A escala de profissionais já está completa e os serviços nos dois centros terão início tão logo seja concluída a entrega de documentos por parte dos profissionais. O atendimento será por encaminhamento.

A urgência, com funcionamento 24h, terá atendimento com clínico geral, ortopedista e pediatra. No local funcionarão consultórios para exames diversos, salas de raio-X digital, farmácia, eletrocardiograma, exames laboratoriais, observação infantil, observação masculina e feminina, sala de reidratação, sanitários masculino e feminino adaptados aos portadores de necessidades especiais (PNE) e a sala vermelha — destinada à estabilização dos pacientes graves — com três leitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.