Com o objetivo de promover a inclusão social e a igualdade de oportunidades, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), iniciou, na última segunda-feira, 9, uma série de oficinas voltadas ao desenvolvimento de habilidades para o mercado de trabalho. As atividades, que seguem até esta sexta-feira, 13, são voltadas especialmente para pessoas em situação de rua acolhidas na Casa de Acolhida Cidadã I e fazem parte do Programa de Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), que visa facilitar o acesso dessas pessoas a oportunidades de emprego e geração de renda.

As oficinas integram um conjunto de ações estratégicas da administração municipal para combater a exclusão social e oferecer apoio contínuo a indivíduos em situação de vulnerabilidade ou risco social. A proposta busca não apenas a capacitação profissional, mas também estimular a autossuficiência e o protagonismo das pessoas, encaminhando-as para um caminho de autonomia financeira e cidadania plena.

Durante os dias de curso, temas relevantes para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes serão abordados. “Foram desenvolvidos diversos assuntos, incluindo temas ligados ao hip hop, a distinção entre emprego e trabalho, uma análise crítica sobre o conceito de trabalho, sua relação com o autocuidado, cidadania, dentre outros”, destaca a Gerente de Programas Socioassistenciais da Sedhs, Carmina Maria Novais dos Santos.

Ao longo do ano, o Programa Acessuas Trabalho oferece diversas ações que englobam a qualificação técnico-profissional, a intermediação de mão de obra e o suporte ao microempreendedor individual e à economia solidária, favorecendo a geração de oportunidades de trabalho de forma sustentada e inclusiva.

Além da capacitação, outra peça-chave desta ação são as articulações com comerciantes e empresários locais, responsáveis por mapear e fomentar oportunidades de emprego, estágios e vagas para pessoas em situação de vulnerabilidade. Ao conectar diretamente as necessidades do mercado de trabalho com o potencial de reintegração dessas pessoas, a Prefeitura almeja reduzir as desigualdades e promover uma maior inclusão social. A formalização do trabalho e o acesso a direitos sociais também fazem parte do escopo da iniciativa, garantindo a regularização da situação trabalhista daqueles que já atuam no mercado informal.

Leia também:

Goiânia regulamenta lei pioneira que garante emprego para pessoas em situação de rua

Sem dados ou estimativas oficiais, instituições sofrem para auxiliar moradores de rua em Goiânia