Prefeitura de Goiânia promove encontro cultural em homenagem ao Dia da Consciência Negra 

Evento terá início às 18h e contará com apresentações musicais, poesias e palestras 

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), realiza um  evento no cruzamento da Avenida Tocantins com a Rua 3, no Centro, para celebrar o Dia da Consciência Negra. O encontro terá início às 18h desta quarta-feira, 20, e contará com apresentações musicais, poesias e palestras. 

Ao comentar a importância desta data, o secretário municipal Direitos Humanos, Filemon Pereira, lembrou que mesmo depois de tanto tempo de libertação, os negros ainda precisam lutar para ter os mesmos direitos que os brancos. “Precisamos nos lembrar da força deles para a nossa história e continuar trabalhando para a sua inserção na sociedade brasileira. Nossas políticas públicas aqui em Goiânia estão ativas e presentes para apoiar todas as ações neste sentido”, afirmou.

Além da apresentação de rappers da cena local — como Luz Negra e Mano BL, por exemplo —, o evento contará com show de um dos pioneiros do rap no Distrito Federal, GOG.

Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro. A data foi criada em 2003, sendo incluída no calendário escolar de todo o Brasil, mas apenas em 2011, através da lei n°12.519, foi oficializada em todo país, sem obrigatoriedade de feriado.

O dia faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes do movimento negro brasileiro, que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. A importância da data está no reconhecimento da participação dos afro-descendentes na constituição e construção da sociedade brasileira.

O Dia da Consciência Negra traz a importante reflexão a respeito de racismo, igualdade social, inclusão do negro na sociedade, religiões e cultura de matrizes africanas, dentre outros temas que serão debatidos no evento.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.