Prefeitura de Goiânia lança simulador do IPTU 2016
17 novembro 2015 às 15h16
COMPARTILHAR
Ferramenta disponível em site e, em breve, em aplicativo para smartphones, permite estimar valor que será cobrado nos impostos para o ano que vem
Antes mesmo da aprovação na Câmara de Goiânia do projeto de reajuste do IPTU, a Prefeitura de Goiânia lançou, nesta terça-feira (17/11), uma ferramenta que simula o valor que deve ser pago pelos proprietários de imóveis na capital em 2016. O sistema também calcula de forma antecipada o Imposto Territorial Urbano (ITU), cujo vencimento ocorre anualmente no mês de janeiro.
[relacionadas artigos=”51766,51494″]
A ferramenta também possibilita comparação entre os valores deste e do próximo ano, informa a valorização imobiliária registrada no período e prospecta o preço dos impostos com 10% de desconto para pagamento à vista, conforme prevê a proposta enviada à Câmara na última segunda-feira (16/11).
O site e o aplicativo, que nos próximos dias será disponibilizado para download gratuito na Google Play e na Apple Store, permite ainda ter informações sobre o valor venal do imóvel, tanto o de hoje quanto o de 2016, na Planta de Valores Imobiliários.
De acordo com o secretário municipal de Finanças, Jeovalter Correia, o objetivo da ferramenta é dar mais transparência à discussão e maior embasamento informativo ao cidadão sobre um assunto que, na capital, segundo ele, acaba “contaminado por questões políticas”.
“É uma ótima forma de o próprio cidadão comparar e perceber que, mesmo se a Planta for atualizada, o preço da base de dados da prefeitura continuará muito distante do valor que é praticado no mercado imobiliário”, acrescenta o titular da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), pasta responsável pelo desenvolvimento do sistema.
Para realizar as simulações do IPTU e ITU 2016, tanto no site quanto no futuro aplicativo, basta que o cidadão informe o número da inscrição cadastral do imóvel na Prefeitura de Goiânia. Esse número pode ser encontrado nos próprios talões de pagamento dos impostos.