Prefeitura de Goiânia lança obras do complexo viário da Av. Jamel Cecílio nesta sexta, 13. Entenda desvios

Empreendimento conta com orçamento de R$ 26.144.357,24 e tem o objetivo de desafogar o trânsito nesta que é uma das regiões mais densas da Capital

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), lança, nesta sexta-feira, 13, as obras do complexo viário da Avenida Jamel Cecílio. Desde o início da semana, a Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) tem instalado desvios na região para que mobilidade não seja impactada.

A solenidade de lançamento se inicia às 9h, no cruzamento da Jamel Cecílio com a Marginal Botafogo e a Alameda Leopoldo de Bulhões. O empreendimento conta com orçamento de R$ 26.144.357,24 e tem o objetivo de desafogar o trânsito nesta que é uma das regiões mais densas da Capital.

A obra é realizada pela Loctec Engenharia Ltda e terá duração de 15 meses. O complexo viário inclui três elementos diferentes de engenharia, nos mesmos moldes do que ocorreu no cruzamento da Avenida 85 com a Avenida T-63.

Complexo

Assim, será composto por um elevado, uma rotatória em nível e a trincheira, e cada um deles atenderá a uma das vias atingidas. A Avenida Jamel Cecílio vai passar pelo elevado sobre toda a obra; no nível da Alameda Leopoldo de Bulhões será construída a rotatória, na rua já existente; e a Marginal Botafogo passará em trincheira por baixo de tudo.

Além disso, ao lado do viaduto será erguido um monumento em estrutura metálica de uma mão como se estivesse dedilhando um violão, representando, simbolicamente, o traçado da obra, sendo o elevado o braço e a rotatória, a boca do instrumento.

Dessa maneira, será eliminado o semáforo de três tempos no cruzamento. O elevado na Jamel Cecílio dará fluxo direto para as pessoas que querem atingir a GO-020 ou os bairros e condomínios da região. Já a Marginal Botafogo vai realmente funcionar como uma via expressa, sem nenhuma interferência semafórica.

Quem desce a Alameda Leopoldo de Bulhões terá acesso à direita, na Jamel Cecílio, ou à esquerda, para o Setor Sul, bastando fazer o contorno da rotatória e seguir ou retornar à própria Alameda. O trânsito vai fluir para todos os lados, sem interferência de sinaleiro.

Desvios no Trânsito

Para minimizar os efeitos da obra de construção do Complexo Viário da Av. Deputado Jamel Cecílio, a Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT) está instalando seis desvios na região que vão melhorar a movimentação de veículos e pedestres.

  1. Quem sai da região Sul rumo a região Norte deve pegar a Alameda Leopoldo de Bulhões, no setor Pedro Ludovico, até a Rua 1018, que foi alargada para melhorar o fluxo, seguir pela Rua 109, Avenida E e acessar a Marginal Botafogo, no Jardim Goiás.
  2. Para acessar o Centro a partir do Pedro Ludovico o motorista deve pegar a Alameda Leopoldo de Bulhões até a Alameda Mário Caiado, seguir a Avenida Areião, Rua 90 e Rua 115 até a Rua 88, que dá acesso normal ao Centro.
  3. O desvio no sentido inverso, Norte-Sul, para quem quer acessar a BR-153, tem início na Marginal Botafogo, passando pela Rua PL-3, Rua PL-8, Avenida Botafogo, Rua 1018 e Rua 109 até a Avenida Jamel Cecílio.
  4. O acesso ao Terminal Isidória se dará pela Marginal Botafogo, Rua PL-3, Rua PL-8, Av. Botafogo até a Alameda Leopoldo de Bulhões.
  5. Quem está vindo pela Avenida Jamel Cecílio e quer acessar a BR -153, o desvio será feito pela Rua PL-8, seguindo a Avenida Botafogo, Rua 1018 e Rua 109 até retornar a Avenida Jamel Cecílio.
  6. Já o motorista que vem no sentido Leste–Oeste, na Avenida Jamel Cecílio e pretende acessar Av. 136/Av. 85 deve pegar a Avenida E, seguir pela Avenida A, Rua 115, Marginal Botafogo e Rua PL-4 para voltar à Avenida Jamel Cecílio.

Além disso, dois semáforos estão sendo implantados na Avenida E – nos cruzamentos das Rua 61 e Rua 59, para melhorar o tráfego na via. (Com informações da Prefeitura de Goiânia)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.